Belo Horizonte está prestes a ganhar uma nova atração, que ficará no bairro Mangabeiras, região Centro-Sul da capital. Trata-se de uma tirolesa de 800 metros que será instalada no mirante do Mangabeiras, um dos mais tradicionais pontos de observação da cidade. O cabo será montado na rua Pedro José Pardo, atrás do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador. A expectativa é que, com o desnível do terreno, a brincadeira possa atingir os 100 km/h.

O trajeto da aventura terminará na área central do Parque das Mangabeiras, a maior reserva ambiental da capital e um dos maiores parques urbanos da América latina. Visitantes a partir dos 4 anos poderão participar, e o funcionamento será das 10h às 20h.

Além da tirolesa, será construído um ponto de apoio que contará com lanchonete, banheiros, bar e conexão a internet sem fio. Os interessados em registrar o passeio radical terão à disposição serviços de fotografia e vídeo. Uma frota de vans fará o trajeto entre o parque e o mirante, numa tentativa de minimizar os impactos no trânsito do local.

“O atrativo é para todos os públicos, como famílias, amigos, casais, turmas de escolas e turistas de qualquer lugar do Brasil e do mundo. Quem quiser, poderá passar o dia desfrutando das belezas naturais do nosso maravilhoso horizonte e de uma estrutura completa com recreação de qualidade”, destaca Daniel Borja, um dos sócios da Espaço Mangabeiras, empresa que venceu a licitação e irá administrar o espaço.

A estrutura da tirolesa será projetada e construída pela Projeto Aventura, empresa com mais de 20 anos de experiência no mercado, responsável também pelo treinamento da equipe e por uma assessoria técnica especializada. O equipamento será projetado dentro das rigorosas normas de segurança nacionais e internacionais e terá materiais de alta resistência.

“A proposta é criar um receptivo atraente para a apreciação da linda vista de Belo Horizonte e da nossa Serra do Curral, uma beleza peculiar que merece o nosso carinho e atenção”, ressalta Borja.

A instalação da tirolesa está em consonância com todas as regulamentações e normas ambientais. O equipamento já tem permissão para funcionar e está de acordo com as exigências dos órgãos competentes. As obras começam em junho e terminam em agosto.

Mirante do Bairro Mangabeiras

O mirante do Bairro Mangabeiras é um dos mais lindos pontos turísticos da capital mineira. A atração foi reaberta em 2012 após reformas na área de aproximadamente 35,4 mil metros quadrados pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, incluindo melhorias na iluminação, segurança e um projeto de paisagismo. A área foi cercada e foram construídos dois decks de madeira no local, instalados em níveis diferentes para propiciar mais conforto e garantir a contemplação da bela paisagem da cidade.

Uma portaria controla o horário de funcionamento diário, das 10h às 22h. Três câmeras integram o sistema de vigilância, com patrulhamento 24 horas da Guarda Municipal. Hoje, a área do Mirante está sob concessão de uso pelo Espaço Mangabeiras.