Belo Horizonte terá centro de assistência para 10 mil jovens

Izabela Ventura - Do Hoje em Dia
02/07/2012 às 23:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:15
 (PREFEITURA DE BH/DIVULGAÇÃO)

(PREFEITURA DE BH/DIVULGAÇÃO)

Em dois anos, Belo Horizonte terá um dos maiores Centros de Referência da Juventude (CRJ) da América Latina, que vai atender a 10 mil pessoas, de 15 a 29 anos. O espaço será construído na Casa das Fábricas, antiga sede do Projeto Miguilim, ao lado da praça da Estação, no Centro.

O protocolo de intenções para a obra foi assinado nesta segunda-feira (2) por representantes da prefeitura e do governo de Minas. No espaço serão oferecidas oficinas de artes, prática de esportes, capacitação profissional, prestação de serviços e utilidade pública. O objetivo é afastar a juventude da violência.

Na avaliação do prefeito Marcio Lacerda, o centro, que custará R$ 14 milhões, facilitará a assistência aos jovens da capital. “Belo Horizonte conta com 16 centros regionais de cultura, mas o CRJ será um polo irradiador para todas essas atividades”, disse. A previsão para conclusão da obra foi dada pelo prefeito. Serão R$ 10 milhões do Estado e o restante da prefeitura.

O cientista político Rudá Ricci critica a centralização do atendimento. Para o especialista, esse não é o melhor meio de garantir alternativas culturais para os jovens. Rudá ressalta que a estrutura pensada para o CRJ não condiz com a lógica social de organização dos jovens, que têm como características a diversidade e a fragmentação cultural. “Não houve uma preocupação apurada para entender o que a juventude realmente demanda. As autoridades têm demonstrado cada vez mais considerar a juventude como uma entidade abstrata”, avaliaa o cientista político.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por