Belo Horizonte terá projeto para melhorar vida em lares de idosos

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
19/09/2018 às 15:29.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:32
 (Pixabay)

(Pixabay)

A Prefeitura de Belo Horizonte lança nesta quinta-feira (20) projeto de promoção da saúde em Instituições de Longa Permanência para Idosos, as ILPI. A ação é voltada para lares filantrópicos e o objetivo é tirar pessoas acima de 60 anos da inatividade. 

Atualmente, a capital mineira conta com 29 ILPIs filantrópicas, que atendem cerca de 900 idosos em todas as regiões. 

De acordo com as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, o projeto terá início nesta quinta no Lar São José, localizado no bairro Olhos D'Água, na região Oeste da capital, mas a proposta é estendê-lo a todos as casas. 

Atividades

Dentre as ações previstas pelo projeto estão o estímulo às atividades físicas, prevenção de quedas, cuidados com a saúde bucal, massagem corporal, além de homeopatia e acupuntura. 

Na ação desta quinta-feira, haverá oficinas de sensibilização contra o tabagismo, prática de Lian Gong e apresentação de teatro e música.

Outro projeto

Outra ação que busca melhorar a vida de idosos na capital é o Vida Ativa, que atende cerca de três mil pessoas acima de 50 anos. O projeto chegou ao seu 46º núcleo na tarde desta quarta-feira (19), com uma aula de dança sênior no Centro Poliesportivo do bairro Dom Bosco, na região Noroeste da cidade. 

Além da dança, o Vida Ativa oferece aulas coletivas de ginásticas, jogos e brincadeiras em 40 núcleos regionalizados. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais e estagiários de educação física.

O programa também presta atendimento a cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos e é desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). 

Como se inscrever

Conhece alguém que poderia se beneficiar com o Vida Ativa? As aulas de dança sênior no Centro Poliesportivo do Dom Bosco serão ministradas às quartas-feiras, das 14 às 15 horas, por uma especialista nessa modalidade de dança. 

As inscrições podem ser feitas presencialmente no local de realização das aulas ou pelo e-mail vidaativa@pbh.gov.br.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por