Belo Horizonte terá um dos meses de abril mais secos em 106 anos

Álvaro Castro
acastro@hojeemdia.com.br
15/04/2016 às 16:45.
Atualizado em 16/11/2021 às 02:58
 (Hoje em Dia)

(Hoje em Dia)

Belo Horizonte está perto de ter um dos meses de abril mais secos e quentes dos últimos 106 anos. O estudo foi publicado nesta sexta-feira (15) pelo Climatempo. Segundo o instituto, o único registro de alguma chuva foi pífios 0,1 mm entre os dias 1 e 2 do mês. A última chuva moderada a forte ocorreu entre os dias 23 e 25 de março somando cerca de 33 mm nos dois dias.E não há previsão de chuvas significativas até o fim do mês.

"O que está causando isso é um sistema de alta pressão no mar que impede a chegada de massas de ar frias para a região Sudeste. Se não há a presença de frentes frias, a tendência é de elevação de temperatura e a predominância de ar seco", explicou César Soares, meteorologista do Climatempo.

O Climatempo fez a análise do histórico baseado nos registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo o órgão, o recorde é de 1959 quando não foi registrado um único milimetro de chuva sequer. A média do período é de ceca de 60 mm, mas acontecem pontos fora da curva, como em 2014 quando a média superou os 200 mm.

O período mais seco no Estado comumente é registrado entre os meses de junho e julho, quando o volume costuma ficar na casa dos 15 mm.

Segundo explica Soares, o El Niño não tem relação direta com a questão da precipitação, mas com o aumento das temperaturas. Não há estudos que indiquem que ele tenha influência no regime pluviométrico da região Sudeste brasileira, como acontece no Sul do país.

Previsão

O fim de semana deverá ser de temperaturas altas e tempo seco, com muito sol em Minas Gerais. Os índices de umidade do ar deverão ficar na casa dos 30%.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por