BH amplia vacinação contra Covid-19 para moradores com 49 anos a partir de sexta-feira

Anderson Rocha
@rocha.anderson_
30/06/2021 às 15:39.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:18
 (Freepik/Divulgação)

(Freepik/Divulgação)

Cerca de 26 mil moradores de Belo Horizonte com 49 anos poderão tomar a primeira dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 a partir desta sexta-feira (2). Para receber o imunizante, é necessário que o interessado tenha 49 anos ou vá completar a idade até 31 de julho. A ampliação da campanha, conforme a prefeitura, foi possível após um remanejamento interno.

Além de ser residente da capital, o cidadão precisa apresentar documento de identificação com foto; e não pode ter recebido a vacina contra a Covid-19. Ele também não pode ter tomado nenhum outro imunizante, como o da gripe, nos últimos 14 dias. Por fim, outra regra é que o morador não tenha tido a doença causada pelo coronavírus com início de sintomas nos últimos 30 dias.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o horário de funcionamento dos pontos extras e fixos será das 7h30 às 16h30. Já os pontos drive-thru funcionam das 8h às 16h30. Os locais para a vacinação de pessoas com 49 anos serão disponibilizados no portal da prefeitura “em breve”. O Executivo recomenda que o cidadão acompanhe as atualizações no site oficial (clique aqui).

“Devido à logística e para evitar aglomerações, os locais de vacinação são dinâmicos e passam por alterações diariamente. Os usuários devem ficar atentos e sempre checar os endereços antes de ir a um dos pontos”, informou, em nota. Ainda segundo a prefeitura, a ampliação da imunização por idade ocorre após um trabalho de levantamento do número de compostos químicos disponíveis e posterior remanejamento.

Demais públicos

Nesta quinta-feira (1), a vacinação seguirá para os públicos já contemplados, sem comorbidades, e que ainda não tomaram a primeira dose, sendo eles: de 52 anos, que recebem a CoronaVac; e de 51 anos (Pfizer); 50 anos (Janssen - dose única).

Conforme a prefeitura, as pessoas convocadas devem se vacinar exclusivamente nos locais listados para o grupo (veja aqui). Assim, caso o usuário compareça em unidades diferentes daquelas definidas, não será vacinado.

“É imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues para a ampliação dos grupos a serem vacinados. A Secretaria Municipal de Saúde reafirma a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo”, finalizou.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) explicou que segue as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e reforça que cumprimento do calendário de imunização está condicionado aos envios de doses feito pelo Ministério da Saúde.

"Nesta quarta-feira, 30/6, a SES-MG recebeu 624.500 doses da AstraZeneca, remessa que faz parte do 28º lote de vacinas. O quantitativo de doses para cada município e a logística de distribuição serão divulgados em breve", informou, em nota.

Por telefone, a assessoria do Ministério da Saúde (MS) explicou que a pasta tem enviado vacinas aos estados semanalmente, juntamente com um informe técnico com recomendações sobre os grupos que devem ser priorizados em cada remessa. No entanto, ainda conforme o MS, a definição sobre qual quantitativo será distribuído aos municípios é de autonomia dos estados.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por