A Prefeitura de Belo Horizonte convocou, nesta quinta-feira (7), novos grupos para vacinação contra a Covid-19. Na próxima semana, haverá aplicação da terceira dose em trabalhadores da Saúde com 50 anos ou mais e em idosos de 70 a 74 anos.
É importante lembrar, no entanto, que só receberão o reforço aqueles que completaram o esquema vacinal com duas doses há seis meses ou que irão completar em 15 dias.
Também haverá aplicação da terceira dose em pessoas de 18 a 49 anos com alto grau de imunossupressão - pessoas com o sistema imunológico debilitado por causa de alguma doença crônica -, além da administração de segundas doses em moradores de 39 e 40 anos.
Veja o cronograma completo abaixo:
Trabalhadores da saúde
No momento da aplicação da terceira dose, os profissionais da Saúde deverão apresentar o cartão de vacina, identidade, CPF e um documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde em Belo Horizonte, como, por exemplo, o registro no conselho profissional ou comprovante de vínculo ativo por meio da apresentação de:
Idosos
Para receber o reforço é necessário que o idoso seja residente de Belo Horizonte, apresente o comprovante de endereço e o cartão de vacinação. O público de 70 a 74 anos que tomou doses da AstraZeneca ainda não deve comparecer aos locais de vacinação, devendo aguardar o intervalo de seis meses.
Pessoas com alto grau de imunossupressão
Para que as pessoas com alto grau de imunossupressão possam receber a dose adicional é necessário ter tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para a vacinação os usuários nas condições abaixo:
No momento da vacinação, o público precisa apresentar um documento de identificação com foto, CPF, um comprovante de residência em Belo Horizonte, além de exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data da convocação, devendo conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível.
Também é necessário apresentar um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.
Adolescentes e segunda dose
Para a primeira dose, os adolescentes residentes na capital devem seguir as seguintes recomendações:
Já para completar o esquema vacinal, os contemplados deverão levar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e comprovante de residência em BH.
Locais e horários
O horário de funcionamento dos locais de vacinação em dias úteis é das 8h às 17h para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 para drive-thru. Já aos sábados, os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h, e os pontos drive-thru das 8h às 14h.
Há também quatro pontos de vacinação com horário noturno, que funcionam de segunda a sexta-feira. Confira os horários e endereços aqui.
Leia mais:
PCMG contrata banca para concurso público com 684 vagas; salário inicial de até R$ 11 mil
Incidência da Covid cai 84% e BH registra menor circulação do vírus no ano
BH aplica doses de reforço contra a Covid-19 para idosos e imunossuprimidos nesta quinta