Na última sexta-feira (20), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), realizou blitze especiais de conscientização sobre os perigos da mistura álcool e direção. 

A ação aconteceu em BH e outras 17 cidades do interior e abordou 956 motoristas. Destes, quatro foram presos por crime de trânsito, que é quando o teste do bafômetro acusa valores superiores a 0,33 miligramas por litro de ar expelido. 

Também foram registradas 22 infrações, que indicaram entre 0,05 e 0,33 mg/l, e, neste caso, os condutores tiveram a carteira de habilitação recolhida e receberam multas no valor de R$ 2.934,70.

Os aspectos de conservação e manutenção dos veículos, seus documentos de licenciamento (IPVA, DPVAT), a situação com relação às multas pendentes e a documentação dos motoristas (habilitação, permissão para dirigir) também foram verificados na blitz.

As blitze são da campanha "Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida", que tem a coordenação da Sesp e planejamento e execução conjunta com Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belo Horizonte e de algumas cidades do interior e BHTrans.

Além de BH, participarão da ação as cidades de Contagem, Betim, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre e Poços de Caldas.