
Vinte e nove cidades mineiras estão em alerta de perigo devido à baixa umidade relativa do ar, que pode variar entre 12% e 20% nesta terça-feira (6). O índice é preocupante já que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o recomendado é que a quantidade de água na atmosfera esteja, pelo menos, entre 50% e 80%. Em Belo Horizonte, a umidade deverá ficar abaixo dos 30% até domingo (11).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu o alerta, além dos riscos à saúde, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, a baixa umidade pode causar incêndios florestais, piorando a qualidade do ar.
Por isso, o órgão recomenda que as pessoas bebam bastante líquido; evitem atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente. Além disso, sugere que, em caso de necessidade, busque ajuda junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O aviso do órgão tem validade até as 19h desta terça. Veja abaixo as cidades que estão nessa condição:
- Araporã
- Cachoeira Dourada
- Campina Verde
- Campo Florido
- Canápolis
- Capinópolis
- Carneirinho
- Centralina
- Comendador Gomes
- Conceição Das Alagoas
- Fronteira
- Frutal
- Gurinhatã
- Ipiaçu
- Itapagipe
- Ituiutaba
- Iturama
- Limeira Do Oeste
- Monte Alegre De Minas
- Pirajuba
- Planura
- Prata
- Santa Vitória
- São Francisco De Sales
- Tupaciguara
- Uberaba
- Uberlândia
- União De Minas
- Veríssimo
Belo Horizonte
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar na cidade nesta terça. O aviso é válido até 18h de domingo (11). Conforme o órgão, a massa de ar seco deixa os índices abaixo de 30%.
Por essa razão, a Defesa Civil recomenda redobrar a atenção e reforçar a hidratação. Nessa segunda-feira, o órgão também divulgou um alerta de baixas temperaturas, com validade até sexta-feira (9). Veja outras dicas de segurança para o período de baixa umidade:
- Hidrate-se durante o dia;⠀
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;⠀
- Evite frituras;⠀
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;⠀
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;⠀
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;⠀
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;⠀
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).