Belo Horizonte está sob alerta de umidade em torno de 30% até domingo (25), devido à atuação de uma massa de ar seco, conforme a Defesa Civil da capital. Já no interior, 35 cidades mineiras estão em perigo potencial de geada na madrugada desta quinta-feira (22), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A baixa quantidade de água na atmosfera é prejudicial ao corpo humano. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que o índice esteja entre 60% e 90%. Por isso, a Defesa Civil de BH traz algumas recomendações de cuidados para o período.

Entre eles, é necessário hidratar-se com mais frequência; escolher alimentos leves e frescos, como saladas, frutas e carnes grelhadas; evitar frituras; e dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou por bacia com água. 

Além disso, também é importante evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17h; evitar banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele (se necessário use hidratante). Em caso de problemas respiratórios, é necessário procurar um especialista. 

Já em caso de incêndio em mata ou floresta, ainda conforme a Defesa Civil de BH, o cidadão deve avisar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), a Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Risco de geada

No interior, 35 cidades estão sob perigo potencial de geada entre 3h e 7h desta quinta-feira (22). Há risco considerado leve de perda de plantações. O aviso é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Geada em Maria da Fé

Geada em Maria da Fé

De acordo com o órgão, a temperatura mínima deverá chegar a até 3ºC, em localidades como Maria da Fé (foto), Itajubá e Camanducaia, no Sul de Minas. Devido ao risco de geada, o Inmet recomenda contatar a Defesa Civil em caso de necessidade. O telefone é 199. Veja abaixo a lista de cidades sob alerta:

  1. Alagoa
  2. Baependi
  3. Bocaina De Minas 
  4. Brazópolis 
  5. Cachoeira De Minas 
  6. Camanducaia 
  7. Cambuí 
  8. Conceição Dos Ouros 
  9. Consolação 
  10. Cristina 
  11. Córrego Do Bom Jesus 
  12. Delfim Moreira
  13. Dom Viçoso 
  14. Estiva 
  15. Extrema 
  16. Gonçalves
  17. Itajubá 
  18. Itamonte
  19. Itanhandu
  20. Itapeva 
  21. Maria Da Fé 
  22. Marmelópolis 
  23. Munhoz 
  24. Paraisópolis 
  25. Passa Quatro 
  26. Pedralva 
  27. Piranguinho 
  28. Piranguçu 
  29. Pouso Alto 
  30. Sapucaí-Mirim 
  31. São José Do Alegre 
  32. São Sebastião Do Rio Verde 
  33. Toledo 
  34. Virgínia 
  35. Wenceslau Braz

Leia mais:
Covid: mais 1 milhão de doses da Pfizer serão entregues ao Brasil nesta quarta-feira
Gerdau abre 53 vagas para curso gratuito de TI na Grande BH; veja como participar
Parecer do TCU sobre duplicação da BR-381, entre BH e Valadares, deve ser apresentado nesta quarta