BH estuda mandar para o fim da fila quem perder prazo da 2ª dose da vacina contra a Covid

Maria Amélia Ávila e Luiz Augusto Barros
portal@hojeemdia.com.br
13/07/2021 às 19:57.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:24
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Após inúmeros chamamentos para completar o esquema vacinal da população com a segunda dose da CoronaVac pendente, a Prefeitura de Belo Horizonte planeja tomar medidas mais drásticas. A ideia é mandar para o fim da fila quem não comparecer aos postos para receber o reforço de qualquer imunizante.

"Tive uma reunião com minha equipe e determinei que vamos estabelecer um prazo máximo, ainda em estudo se será de 60 ou 90 dias", adiantou o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, ao Hoje em Dia

Segundo o gestor, após este período, a pessoa terá de aguardar o fim da campanha para se imunizar. “Vamos usar essas doses que estavam guardadas para vacinar novos grupos”, disse. Os detalhes da nova determinação deverão ser divulgados nos próximos dias.

“Não podemos deixar uma vacina perder o prazo de validade com tanta gente precisando de ser vacinada”, completou.

O chefe da pasta municipal também relembrou a importância da dose complementar para evitar a infecção pelo novo coronavírus. “A pessoa só está completamente imunizada quando ela toma a segunda dose das vacinas que demandam uma segunda, o que não é o caso da Janssen”.

'Sommelier' da vacina

Com a polêmica envolvendo a escolha de qual produto tomar, Jackson afirmou que a atitude é impossível em BH, já que o Ministério da Saúde determina, de forma antecipada, qual vacina será aplicada em cada grupo.

“Não há por que escolher vacina. A boa é aquela que está no braço”, acrescentou o secretário de Saúde.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por