Cães e gatos a partir de três meses serão imunizados contra a raiva neste sábado (16) em Belo Horizonte. Serão mais de 250 pontos de vacinação distribuídos por todas as regiões da capital. A aplicação será das 8h às 17h e os locais estão disponíveis aqui

Aproximadamente 280 mil animais estão aptos para proteção e a meta de cobertura vacinal definida pelo Ministério da Saúde é de 80%.

Para a vacinação, é recomendado que os cães sejam levados com guia ou coleira e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem estar em gaiolas ou caixas de transporte. 

Após a aplicação, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos, sendo recomendado mantê-los em casa, na sombra, com água e alimentação disponíveis.

O objetivo da Campanha de Vacinação Antirrábica é manter o controle da doença no município. Em BH, não há registro do vírus em humanos desde 1984; em cães desde 1989 e em gatos desde 1985. 

A doença

A raiva é uma doença causada por um vírus que acomete mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Leia mais:
Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos em BH será no sábado; veja locais
Minas promove Dia D da campanha de multivacinação neste sábado; 18 imunizantes estão disponíveis
Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca