Belo Horizonte ainda não tem data para avançar na vacinação contra a Covid-19 por faixa etária. Desde segunda-feira, a imunização é aplicada na população de 40 anos ou já convocada anteriormente. A expectativa é que uma definição ocorra ao longo do dia.

Para a primeira dose das pessoas com 39 anos, são necessárias cerca de 39 mil imunizantes, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. A pasta reforça que há disponibilidade de pessoal e de insumos para a imediata continuidade do processo.

Ontem, nova remessa com mais de 840 mil doses chegou ao Estado, mas a liberação aos municípios ainda não tinha ocorrido até o fechamento desta edição. 

A prefeitura de BH informou que “ainda aguarda informações sobre o quantitativo repassado”. E que fará a retirada “assim que autorizada” para definir novos grupos.

Para vacinar a população de 39 anos, são necessárias cerca de 39 mil doses, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A PBH reforça que há disponibilidade de pessoal e de insumos para a imediata continuidade do processo na cidade

Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) disse, ontem à noite, que a logística de distribuição dos imunizantes às 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) seria “divulgada em breve”. As doses dessa remessa serão destinadas à imunização de 70% por faixa etária e 30% para os grupos prioritários ainda não protegidos com a segunda dose.

Enquanto a situação não se resolve, a capital dá sequência à conclusão do ciclo vacinal. Hoje, é aplicado o reforço em profissionais de saúde de 37 e 38 anos. 

1,3 milhão de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid na capital

No entanto, quem pertence aos grupos já contemplados, mas não foi protegido, ainda deve comparecer aos postos de saúde. É preciso levar o cartão de vacina que comprove a primeira dose.

Além disso, os moradores têm de ficar atentos aos locais de imunização, que são diferentes entre as faixas etárias (veja os endereços aqui).
O horário de atendimento dos postos fixos e extras é das 8h às 17h. Já o drive-thru, das 8h às 16h30 (dias úteis). Aos sábados, o expediente nos pontos de vacinação começa mais cedo, às 7h30, e se encerra às 14h. No drive-thru, é das 8h às 14h. 

Leia também:
Minas distribui 841.960 doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta
Brasil passa de 544 mil mortes por Covid-19 na pandemia
Transmissão da Covid-19 cai para 1,02 em BH, mas segue em nível de alerta