BH participa de Dia D nacional pela inclusão do trabalhador com deficiência

Anderson Rocha
arocha@hojeemdia.com.br
27/09/2018 às 18:24.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:41
 (Flávio Tavares)

(Flávio Tavares)

Mais de 588 vagas para pessoas com deficiência estarão disponíveis no posto do Sine exclusivamente montado para esses trabalhadores no Dia D, nesta sexta-feira (28), no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na rua Rodrigues Caldas, 30, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A unidade temporária, que funcionará das 9 às 17 horas, fará cadastros de perfis profissionais e buscas por emprego.

O objetivo da mobilização nacional é aumentar a inserção de trabalhadores com deficiência e beneficiários reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no mercado formal de trabalho. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, há vagas para os cargos de porteiro, faxineiro, agente de segurança, técnico de produção, encarregado de cobrança e analista de suporte técnico. 

Além disso, há oportunidades também para encarregado de recepção, comprador, auxiliar de almoxarifado, mensageiro, auxiliar técnico em laboratório de farmácia, técnico de enfermagem, enfermeiro e assistente administrativo.

Os candidatos interessados nas vagas devem comparecer ao Dia D com carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, número do PIS, comprovante de endereço e laudo médico. Segundo o Sine, a apresentação desses documentos é fundamental para realização do cadastro completo do trabalhador. O posto do Sine terá 20 guichês e capacidade para atender 500 pessoas durante todo o dia.

No ano passado, 380 atendimentos foram realizados, com a participação de 70 empresas que disponibilizaram, por meio do Sine Municipal, mais de 160 vagas. Neste ano, pelo menos 80 empresas que precisam cumprir a cota de deficientes foram notificadas pelo Ministério do Trabalho para disponibilizarem suas vagas no Dia D.

Além disso, outras 35 empresas estão oferecendo vagas. São elas: Atual Service, Emive, Hospital Vera Cruz, JR Higienização, RV Tecnologia e Sistemas, Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Sindicon Administração de Serviços e Asseio Ltda., Village Administração e Serviços Eireli, Turqueza Tecidos e Vestuários S/A, Drogaria Araújo, MRV Construções, e Banco Inter. 

A mobilização busca informar e alertar as empresas sobre a Lei nº 8.213/1991, conhecida como Lei de Cotas. A lei determina que a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por