BH pode registrar chuva forte com trovoadas e rajadas de vento neste domingo, alerta Defesa Civil

Gledson Leão
@gledson_leao
16/01/2022 às 10:47.
Atualizado em 18/01/2022 às 00:54
 (Defesa Civil/Divulgação)

(Defesa Civil/Divulgação)

Após breve trégua, a chuva deve voltar a atingir Belo Horizonte neste domingo (16). A Defesa Civil emitiu alerta para pancadas de até 20 milímetros, que podem vir acompanhadas de trovoadas isoladas e rajadas de vento em torno de 40 km/h. O aviso é válido até 8h de segunda-feira (17).

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima foi de 19º C, e a máxima prevista para é de 28ºC. 

Durante a manhã, o céu será de "muitas nuvens", com ventos fracos ou moderados. À tarde, a previsão é de céu "nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

A umidade do ar gira em torno de 95% e 40%.

A Defesa Civil faz orientações para o perído de chuvas. Confira:

  • Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos

Alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por