O fim de semana dos belo-horizontinos promete ser de forte calor. A previsão é que a metrópole registre entre esta sexta-feira (18) e sábado (19) o recorde de temperatura durante o inverno. A secura, que tem incomodado muita gente, vai permanecer. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem chegar aos 35ºC até amanhã. Se o prognóstico se confirmar, será o maior índice registrado durante a estação.

Não bastasse o calorão, a Defesa Civil informou que a umidade relativa do ar fica inferior a 30%, sendo que o indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de índice acima dos 60%.

Médico alertam que a população deve ficar atenta a essa previisões. Manter a hidratação, bebendo muita água, é fundamental.

Mudança climática

O tempo começa a mudar a partir de domingo (20) à tarde, com a aproximação de uma frente fria que está sobre São Paulo. De acordo com o meteorologista Cléber Souza, o vento e a nebulosidade vão derrubar os termômetros, podendo provocar chuvas isoladas.

A partir da próxima segunda-feira (21), a máxima deve ser de 26ºC por causa do tempo encoberto e nublado. A previsão também é de melhora na qualidade do ar.