O mês de fevereiro de 2021 pode ser o segundo mais chuvoso em Belo Horizonte desde 1910. A estimativa é do Climatempo. Desde o primeiro dia do mês até as 9h dessa quarta-feira (24), já caíram 416,6 milímetros de chuva na capital, conforme o Inmet.

O número é mais que o dobro da média mensal para fevereiro, que é de 181 mm. O Climatempo também prevê mais chuvas fortes a partir desta sexta-feira (26).

Para chegar à previsão, o Climatempo relembrou que, até domingo (28), quando se encerrará o mês, há expectativa de mais chuva na cidade, em valores entre 50 e 70 milímetros. Se a estimativa se cumprir com o máximo previsto, BH terá tido 486,6 mm de chuva, o que desbancaria o segundo mês mais chuvoso desde 1910, quando 469,3 milímetros de água foram registrados em 1916. Se as precipitações forem mais modestas, de 50 mm, este mês pode entrar como terceiro do ranking.

Com o que choveu até agora, este fevereiro já é o sexto mais chuvoso da história.

previsão

Clique para ampliar

Dobro da média

Até o momento, já choveu em BH mais do que o dobro da média, aferida desde 1910, e que é de 181 mm. Conforme o Climatempo, acumular cerca de 400 mm de chuva em um mês é um fato meteorológico "bastante especial".

Segundo o instituto, BH alcançou a marca devido a pancadas de chuva frequentes, incluindo vários temporais. "O pior deles aconteceu entre os dias 7 e 8 de fevereiro, quando choveu 122,4 mm sobre a capital mineira", informou o Climatempo.

Mais chuvas a partir de sexta

Faltando poucos dias para terminar o mês de fevereiro de 2021, BH será novamente influenciada por um sistema meteorológico conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Na prática, o ZCAS significa forte concentração de umidade, o que gera muita nebulosidade e chuva volumosa principalmente em partes das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, mas em alguns casos também atua sobre partes do Nordeste e do Sul do Brasil.

"Um evento de ZCAS normalmente provoca chuva volumosa em grandes áreas de 3 a 5 dias consecutivos, em média", informou o Climatempo, em nota. Segundo o instituto, esse novo evento de ZCAS deve atuar sobre a região Sudeste a partir desta sexta (26), prosseguindo até o início de março.

"A população de Belo Horizonte deve se preparar para fortes pancadas de chuva entre a sexta-feira e o domingo, 28 de fevereiro", finalizou.

Leia mais:
Novo presidente da BHTrans fala sobre os desafios do transporte e do trânsito na capital; assista
Farmácia de Minas tem mais de 20 remédios em falta e sem previsão de reabastecimento
Zema pede autorização à ALMG para início de obras com parte do valor do acordo com a Vale