Serão realizados, entre 17 e 25 de agosto, workshops de programação para jovens da região metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa é do projeto Educodar, criado em 2014 em Porto Alegre pela ThoughtWorks, consultoria que desenvolve e entrega software. O projeto ensina e apresenta o mundo da tecnologia para jovens de baixa renda.

Este ano, na sua segunda edição em Belo Horizonte e realizado em parceria com Núcleo de Empreendedorismo Juvenil do Sebrae, o projeto irá impactar cerca de 50 jovens de 17 a 22 anos – sendo metade deles mulheres. Serão dois workshops em que os alunos colocarão a mão na massa e conhecerão a tecnologia mais de perto. "A ideia desse primeiro contato é provocar a curiosidade desses jovens pelo mercado de TI", diz Tiago Megale, analista de negócios da ThoughtWorks e um dos responsáveis pelo Educodar BH. 

Os workshops serão divididos em três partes. Primeiro, haverá um jogo de tabuleiro que simula a lógica da programação de uma forma mais lúdica. Depois, os participantes irão programar um jogo e aprender mais sobre algoritmo. Para finalizar, haverá um panorama sobre o mercado da tecnologia da informação.