Um dia depois de ser atingida por um forte temporal, que alagou e arrastou carros na avenida Vilarinho, em Venda Nova, Belo Horizonte pode voltar a ter tempestade nesta quinta-feira (16). A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) alertou que há previsão de precipitações de até 40 milímetros até as 8 horas de sexta-feira (17). Conforme o comunicado, a chuva deve ser acompanhada de trovoadas e rajadas de vento de até 40 km/h.

E por causa do solo enchardo, a Defesa Civil também emitiu outro alerta de risco geológico nas regiões de Venda Nova, Norte de Nordeste. O risco geológico ocorre quando há iminência de deslizamento de terra ou desabamento. A previsão de mais precipitações para os próximos dias potencializa o risco de o solo ficar saturado. Por isso, o alerta é válido até as 23h da próxima segunda-feira (20).

"Em virtude dos acumulados das últimas chuvas e a tendência de novas precipitações para os próximos dias, a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda atenção no grau de saturação do solo e a possibilidade de ocorrências de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, erosões e sinais construtivos (trincas e rachaduras)", alertou.

Susto

Na quarta, apenas em Venda Nova, o volume de precipitações na quarta-feira (15) foi de 53,2 milímetros (mm), mais que o dobro do aguardado para maio. A média esperada para o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), era de 28,1 mm.

Leia mais:
Medo de novos alagamentos ronda moradores de Venda Nova
Temporal alaga avenida Vilarinho e carros são arrastados; confira o vídeo