BH tem alerta de mais chuva forte e risco geológico em três regiões

Renata Evangelista
16/05/2019 às 14:07.
Atualizado em 05/09/2021 às 18:41
 (BOMBEIROS / DIVULGAÇÃO)

(BOMBEIROS / DIVULGAÇÃO)

Um dia depois de ser atingida por um forte temporal, que alagou e arrastou carros na avenida Vilarinho, em Venda Nova, Belo Horizonte pode voltar a ter tempestade nesta quinta-feira (16). A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) alertou que há previsão de precipitações de até 40 milímetros até as 8 horas de sexta-feira (17). Conforme o comunicado, a chuva deve ser acompanhada de trovoadas e rajadas de vento de até 40 km/h.

E por causa do solo enchardo, a Defesa Civil também emitiu outro alerta de risco geológico nas regiões de Venda Nova, Norte de Nordeste. O risco geológico ocorre quando há iminência de deslizamento de terra ou desabamento. A previsão de mais precipitações para os próximos dias potencializa o risco de o solo ficar saturado. Por isso, o alerta é válido até as 23h da próxima segunda-feira (20).

"Em virtude dos acumulados das últimas chuvas e a tendência de novas precipitações para os próximos dias, a Defesa Civil de Belo Horizonte recomenda atenção no grau de saturação do solo e a possibilidade de ocorrências de quedas de muros, deslizamentos, escorregamentos, erosões e sinais construtivos (trincas e rachaduras)", alertou.

Susto

Na quarta, apenas em Venda Nova, o volume de precipitações na quarta-feira (15) foi de 53,2 milímetros (mm), mais que o dobro do aguardado para maio. A média esperada para o mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), era de 28,1 mm.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por