BH tem cerca de 1,5 mil pontos de alto risco de deslizamentos e desabamentos

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
10/02/2021 às 10:58.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:08
 (Lucas Prates/Arquivo Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Arquivo Hoje em Dia)

Belo Horizonte tem aproximadamente 1.5 mil edificações instaladas em áreas de risco geológico, em níveis considerados alto e muito alto, conforme levantamento atualizado nesta semana prefeitura da capital. A situação de alerta ocorre quando o terreno encharcado pela chuva fica suscetível a deslizamentos de terra ou desabamentos de construções. 

O estudo foi feito devido às chuvas históricas registradas em 2020, que causaram alterações nessas áreas. Conforme o Executivo municipal, desde o último período chuvoso até o momento já foram realizadas mais de 5 mil vistorias na cidade. Além disso, mais de 500 famílias foram removidas de áreas de risco geológico.

"Todas foram prontamente atendidas e encaminhadas para o Programa Bolsa Moradia e Auxílio Pecuniário", informou a PBH, em nota.

Recomendações

A prefeitura recomenda aos cidadãos, em situação de risco geológico:

- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas d'água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.
⠀⠀
Outra forma de diminuir os impactos causados pelas chuvas é não realizar cortes em barrancos e não construir em áreas irregulares.

O cidadão que precisar de uma vistoria em áreas de risco deve solicitá-la pelo telefone (31) 3277-6409, de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. Em caso de emergência, a avaliação do local é feita pela Defesa Civil, que pode ser acionada pelo 199.

Núcleo de Alerta de Chuvas

Por fim, a prefeitura reforçou que o cidadão pode contar com o auxílio imediato dos Núcleos de Defesa Civil e Núcleos de Alerta de Chuvas, que são compostos por cerca de 800 moradores, divididos em cerca de 100 núcleos das vilas, favelas e áreas de risco da capital.

De acordo com a gestão municipal, os voluntários são capacitados pela própria prefeitura para prestar socorro imediato até a chegada dos órgãos oficiais; repassar aviso de chuvas; e orientar a população em caso de enchentes e alagamentos.

"O treinamento desses voluntários acontece antes do período chuvoso e inclui identificação do risco geológico, oficinas de primeiros socorros e salvamentos em locais inundados, entre outros", informou a PBH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por