BH tem previsão é de pancadas de chuvas com raios e vento nesta sexta-feira (20). E, devido ao encharcamento do solo, a Defesa Civil da capital emitiu um alerta para risco geológico, válido até a próxima terça-feira (24). 

Pelo menos até a manhã deste sábado (21), são esperadas chuvas com volumes de 50mm a 70mm e rajadas de vento de 50 km/h. Para se ter uma ideia, nessa quinta-feira (19) o volume de chuva chegou 94,4mm somente na região Centro-Sul. Outras regiões que receberam bastante chuva foi a Noroeste (66mm), Venda Nova (63,8mm) e Norte (56,4mm).

A média histórica de chuvas para o mês de março é de 198mm, mas do primeiro dia do mês até as 9h desta sexta-feira, três regiões já haviam superado este valor: a Centro-Sul com 248,2mm, ou seja, 125,4% das chuvas esperadas para todo o mês; a Leste, com 215,8 mm (109%); e a Noroeste, com 207,4 mm (104,7%). 

A temperatura mínima registrada nesta sexta foi de 18°C e, a máxima prevista, 29°C. Diante do risco de quedas de muro, deslizamentos de terra e desabamentos, a atenção deve ser redobrada. Veja, abaixo, as orientações da Defesa Civil em caso de chuva forte:

Recomendações:

- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d'água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.

Sinais de que deslizamentos podem acontecer:

- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.

Leia mais:

BH tem chuva forte em meio à pandemia e previsão é de mais água
Pandemia acirra embate entre PBH e governo: 'o senhor não tem palavra', diz Kalil sobre Zema