BH tem novo alerta de pancadas de chuva de até 40 mm nesta quinta; veja previsão

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 06/01/2022 às 10:15.Atualizado em 10/01/2022 às 02:02.
 (Lucas Prates/ Hoje em Dia)
(Lucas Prates/ Hoje em Dia)

Belo Horizonte está sob novo alerta de pancadas de chuva nesta quinta-feira (6). Conforme informou a Defesa Civil, há previsão de precipitações de até 40 mm, que se estendem até a manhã de sexta (7). 

Ainda segundo o órgão, a chuva pode vir acompanhada de raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Diante do cenário, é preciso redobrar a atenção e evitar áreas de inundação. 

Para hoje, a previsão meteorológica indica céu encoberto a nublado. A temperatura máxima deve chegar aos 22°C, com umidade relativa do ar em torno de 85% à tarde. A mínima foi de 18°C.

Veja todas as recomendações da Defesa Civil:

  • Não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199)
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos

 Acumulado de chuva

A região Centro-Sul de Belo Horizonte foi a mais atingida pelas chuvas nos primeiros seis dias do ano. Até a manhã desta quinta-feira, o local recebeu volume de 129 mm. Isso representa quase 40% do esperado para todo o mês de janeiro. 

Em outras quatro regionais, o volume de água também já ultrapassa os 100 mm, como é o caso das regiões Oeste, Noroeste, Leste e Barreiro. 

  • Barreiro - 105 (31,9%) 
  • Centro Sul - 129 (39,2%) 
  • Leste - 114,4 (34,8%) 
  • Nordeste - 87 (26,4%) 
  • Noroeste - 114,6 (34,8%) 
  • Norte - 80 (24,3%) 
  • Oeste - 116,6 (35,4%) 
  • Pampulha - 91,6 (27,8%) 
  • Venda Nova - 80,6 (24,5%)    

Média climatológica de janeiro: 329,1 mm

Alertas

Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199. Uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por