BH terá 20 "Varandas Urbanas" até o fim do ano

Renato Fonseca - Hoje em Dia
29/08/2015 às 15:32.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:33
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

Belo Horizonte pode chegar ao fim do ano com pelo menos 20 parklets, também chamados na cidade de "Varanda Urbana". A projeção foi feita pelo secretário municipal adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Castro. Neste sábado (29), mais um espaço do tipo foi instalado na capital, na avenida Bandeirantes, no bairro Mangabeiras, região Sul da cidade.

"Já estamos com sete varandas urbanas implantadas e outras cinco propostas sendo analisadas. O resultado tem sido excelente", disse Castro. Além do parklet da Bandeirantes, há áreas de convivência no Centro, Savassi, Anchieta, Funcionários, Floresta e Pampulha. O principal desafio a partir de agora, reforçou o secretário, é expandir o sistema para outros bairros da metrópole, principalmente na periferia.

Em estilo contemporâneo e composta por um banco coberto por pergolado, a varanda urbana da avenida Bandeirantes conta também com bicicletário, carregador USB e jardineiras. Toda a estrutura é feita de um plástico reciclado e a energia, fotovoltaica. O local é uma extensão da calçada e promove o uso de forma democrática.

Investimento

Cerca de R$ 50 mil foram investidos por meio de várias parcerias, informou Leonardo Braga, dono da Qoy Chocolate, empresa responsável pela instalação da nova varanda. Apesar da inauguração oficial ter ocorrido neste sábado, nos últimos dias o espaço já começou a ser ocupado.

"Já tem pessoas se sentando e batendo um papo. Alguns tocam até violão, à noite. A aceitação está sendo ótima", afirmou Leonardo Braga. Segundo ele, câmeras da loja poderão, inclusive, auxiliar na segurança.

Quem também engrossa o coro de elogios ao sistema é o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci. O espaço inaugurado é o segundo com o apoio da entidade. O primeiro foi criado na rua dos Goitacazes, no Centro.

"São experiências muito positivas, capazes de proporcionar aos moradores um novo espaço de convivência", destacou Falci, que também ressaltou que as varandas valorizam o comércio da região.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por