Se você mora em Belo Horizonte e é fã de frio, pode comemorar. O fim de semana na capital mineira promete ser de baixa temperatura, principalmente nos períodos da manhã e da noite. A má notícia fica por conta da baixa umidade relativa do ar, que coloca a cidade em estado de atenção devido à secura.

Os alertas dos dois fenômenos foram emitidos pela Defesa Civil, que encaminhou SMS para os celulares dos belo-horizontinos que se cadastraram para receber notificações do órgão. Com relação ao tempo gelado, o órgão explicou que "a onda de frio permanece em BH, com a influência da massa de ar polar". 

Já sobre o tempo seco, a Defesa Civil alertou que a umidade relativa do ar ficará abaixo nos 30%, especialmente no período da tarde. Para se ter noção do quanto o índice está baixo, o recomendável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de níveis superiores aos 60%. Os dois alertas são válidos até o próximo domingo (14).

Previsão do tempo

Nesta sexta-feira (12), a temperatura mínima foi de 10ºC em BH. No decorrer do dia, os termômetros vão aumentar e a máxima estimada é de 25ºC. À noite, o frio retorna.

No sábado (13) e domingo (14), conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima em BH será de 12ºC, com máxima de atingindo os 27ºC no período da tarde. Também à tarde, a cidade será parcialmente coberta com "névoa seca". A mesma condição se mantém na segunda-feira (15).

Em Minas, durante o fim de semana, os termômetros devem oscilar entre 2ºC, no Sul de Minas, e 34ºC, no extremo Norte.

Secura

Neste cenário de baixa umidade relativa do ar, a população não deve descuidar da saúde, principalmente de crianças e idosos. Pele seca e doenças respiratórias são os principais desconfortos causados. Especialistas recomendam evitar o sol no período da tarde. A partir do meio-dia já é possível sentir com maior intensidade as consequências da baixa umidade. 

Quem tem problema respiratório e os atletas amadores precisam evitar exercícios físicos, principalmente ao ar livre, e usar roupas mais leves, além de passar creme hidratante e protetor solar. É recomendável, também, evitar a ingestão dos diuréticos, como café e álcool. Água, sucos naturais e frutas são essenciais para manter o bom funcionamento do organismo nesta época de secura.