BH terá 'motolância' para acelerar socorro; Lei foi sancionada pelo prefeito nesta terça-feira

Mariana Durães
mduraes@hojeemdia.com.br
18/10/2018 às 09:30.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:18
 (Prefeitura de Poços de Caldas/Divulgação)

(Prefeitura de Poços de Caldas/Divulgação)

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (18) a Lei que institui o programa Motos que Salvam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sancionada pelo prefeito de BH Alexandre Kalil. A expectativa é de que as motocicletas tornem o apoio a emergências de saúde na cidade fique mais rápido.

No mês passado, o Hoje em Dia mostrou que a “motolância”, como é chamada, já é utilizada em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Na capital mineira, elas serão utilizadas a fim de atender, prioritariamente, intervenções nos acionamentos de unidade de suporte avançado de vida (USA), para chegada do socorro no menor tempo possível.

Além disso, as motos devem ser enviadas para atender a ocorrências em locais de difícil acesso a ambulâncias, principalmente em razão de características geográficas. Também será serviço dos motociclistas o apoio para casos de suporte básico de vida, quando for necessário auxílio direto de mais um técnico de enfermagem, como em reanimação cardiopulmonar e retirada de vítimas,  central de regulação. 

A publicação lembra, ainda, que ao regulamentar a lei devem ser observados as determinações do Ministério da Saúde para o serviço.


Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por