A capacidade empreendedora do mineiro, além de colocar o Estado em destaque internacional deve inserir Minas Gerais no roteiro de eventos de startups. Belo Horizonte vai sediar pela primeira vez o maior evento de startup do mundo, o Startup Weekend.   Inicialmente, os dias 27, 28 e 29 de setembro estão reservados para a realização do evento. Dos 192 países do mundo, 95 países já receberam o Startup Weekend. 
 
O anúncio foi feito durante a terceira edição do Startup BH realizado nessa quarta-feira (3), na Circus Rock Bar, em Belo Horizonte. Quem contou a novidade foi Tomás Duarte Murta, da Associação Brasileira de Startups. “Este vai ser o maior evento já existente no Brasil, pois queremos trazer os melhores nomes internacionais e nacionais”, afirmou otimista. 
 
Empresas como Microsoft e Google devem estar presentes no Startup Weekend de Belo Horizonte. Por enquanto, os empreendores que articulam a vinda do evento para a capital mineira estão buscando patrocinadores e definindo os nomes dos mentores que se apresentarão no evento. 
 
A ideia do evento é fazer com que os mentores, ou seja, profissionais com experiência na área, montem suas próprias startups durante a programação. Na história do Startup Weekend calcula-se que 400 startups tenham sido criadas. “O objetivo é que os participantes encontrem parceiros para executar novos projetos”, afirmou Tomás. 
 
O que é o Startup Weekend?
 
O Startup Weekend é uma organização sem fins lucrativos com sede em Seattle, Washington. O fomento da organização é realizada pela Kauffman Foundation. A intenção é  promover uma rede global de líderes e empreendedores, capacitando-os para empreenderem por meio de eventos de três dias. A imersão dos participantes é feita sob a mentoria de consagrados empreendedores que auxiliam na criação dos protótipos de empresas: as startups. No fim da rodada, as empresas são avaliadas por jurados e investidores que elegem a empresa com mais perspectiva de crescimento. Algumas recebem investimento imediato.