Os próximos dias devem ser de tempo seco em Belo Horizonte. A Defesa Civil enviou um alerta nesta terça-feira (19) informando que a umidade relativa do ar deve ficar inferior a 30%, pelo menos até domingo (13) na capital. A situação, segundo o órgão, deve ser mais crítica no período da tarde.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.
 
Para amenizar o efeito do ar seco, a Defesa Civil recomenda a ingestão de muito líquido, principalmente água, água de coco e sucos naturais durante o dia. Outros cuidados, como dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores ou com uma bacia de água em cima de um móvel, evitar atividades físicas ao ar livre ou exposição ao sol entre às 10 e 17 horas, e evitar banhos com água muito quente, são essenciais manter a saúde neste período.
 
Além disso, o tempo seco aumenta o risco de incêndios em matas. Com isso, a orientação é para não se fazer  fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.