Idosos com idades a partir de 64 anos, completos até 30 de abril, continuam sendo imunizados contra a Covid-19 em Belo Horizonte. Nesta segunda-feira (12), a campanha de vacinação atenderá o grupo desta faixa etária, que começou a receber a primeira dose na última sexta (9). A imunização será realizada entre 7h30 e 16h30 nos centros de saúde da capital mineira e postos fixos. Já o horário de funcionamento dos pontos drive-thru é das 8h às 16h30 (confira os endereços aqui e abaixo).

Para a vacinação, é preciso que o idoso leve um documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Todos devem estar de máscara e respeitar o distanciamento nas unidades. O ideal é que apenas uma pessoa acompanhe quem será vacinado, para evitar aglomerações. Pessoas do público-alvo com mobilidade reduzida ou acamados devem fazer o cadastro no portal da prefeitura para receber a vacina em casa. 

Conforme orientação do Ministério da Saúde, todas as unidades enviadas à PBH a partir da sétima remessa são utilizadas sem reserva da segunda dose. A pasta garantiu o envio de novo lote em tempo hábil para aplicação do reforço. A prefeitura reforça, ainda, que as nove Unidades de Atendimento 24h não-Covid, que estão em funcionamento nas sedes de centros de saúde, não aplicam a proteção. Esses espaços são exclusivos para atendimentos aos casos de baixa e média complexidade não respiratórios. Os endereços podem ser conferidos neste link.

Veja os endereços dos pontos drive-thru para vacinação:

- BHTRANS - COP: av. Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis
- Minas Shopping (Doca 3): av. Cristiano Machado, 4000, União
- UFMG - Unidade Administrativa 2 - DAST, Portaria 2: av. Antônio Abrahão Caram, 763, São José
- Corpo de Bombeiros: rua Piauí, 1815, Funcionários
- Boulevard Shopping: entrada pelo estacionamento da rua Professor Otaviano Almeida, Santa Efigênia
- Poeint Barreiro: praça Modestino Sales Barbosa, 50, Flávio Marques Lisboa

Segunda dose para idosos de 75 e 76 anos

No sábado (10) a vacinação na capital mineira foi dedicada aos idosos que precisam tomar a segunda dose. Foram vacinados apenas idosos do grupo de 76 e 75 anos, que tomaram a primeira dose do imunizante até 27 de março. Os centros de saúde da capital e postos extras funcionaram das 7h30 às 16h30, enquanto os pontos de drive-thru operaram das 8h às 16h30. 

Segundo dados do boletim epidemiológico e assistencial, mais de 393 mil belo-horizontinos foram contemplados com a primeira dose, entre profissionais da saúde, idosos acima de 64 anos e moradores e funcionários de residências inclusivas. Destes grupos, 119 mil receberam o reforço.

Vacinação contra a gripe

A partir desta segunda, 133 mil pessoas poderão receber a vacina contra a gripe na capital. A meta é vacinar pelo menos 90% do público-alvo: na primeira etapa da campanha devem ser imunizados crianças de 6 meses, gestantes, puérperas e trabalhadores da área de saúde. 

O grupo prioritário foi definido conforme orientação do Ministério da Saúde. A capital tem 86,8 mil unidades disponíveis, e BH ainda vai receber nova remessa da pasta nacional de forma escalonada.

De acordo com a prefeitura, a estimativa é que as doses sejam aplicadas em cerca de 3 mil crianças, 22 mil gestantes e 3 mil puérperas - mulheres em fase pós-parto. A vacinação será realizada nos centros de saúde, com exceção das Unidades 24h. Confira aqui os endereços dos postos e os horários disponíveis.

Leia mais: 
BH e Lagoa Santa são alvos de operação contra o tráfico internacional de drogas
133 mil pessoas devem se vacinar contra a gripe em BH a partir desta segunda; veja onde se imunizar
Ex-deputado estadual Pinduca morre de Covid-19 em Betim, na Grande BH