Belo Horizonte ganhará novos detectores de invasão de faixas exclusivas, de acordo com uma publicação da BHTrans no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta (24).

A portaria informa que as Avenidas Vilarinho, oposto ao nº 2.931, Cristiano Machado, oposto ao nº 11.300, e a Dom Pedro I, oposto nº 1.220, todas sentido Bairro/Centro ganharão novos equipamentos de fiscalização eletrônica fixos. Mesmo com a afirmação da introdução de novos aparelhos nos locais, ainda não há data definida para as instalações.

BH conta atualmente com 57 radares de detecção de invasão de faixas exclusivas para ônibus. Demais veículos, incluindo táxis são proibidos de circular nas áreas demarcadas estando sujeitos à autuação de acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro.

Transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo é multa leve, com 3 pontos na carteira. Já circular com o veículo na faixa ou pista da esquerda regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo é multa grave, com 5 pontos na carteira.