A tecnologia deverá ser a principal aliada dos foliões na hora de se deslocar por Belo Horizonte durante o Carnaval deste ano. Com dezenas de ruas interditadas por conta do deslocamento dos blocos e desfiles das escolas de samba, a BHTrans aposta na parceria com o Google e em aplicativos próprios na hora de orientar a população sobre quais as melhores formas de se deslocar. 

A diretora de ação regional de operação da BHTrans, Deusuite Matos de Assis, conta que os agentes de trânsito estarão presentes em todas as regionais da cidade onde estarão os blocos, juntamente com a Guarda Municipal e a Polícia Militar (PM), dando apoio na mobilidade. "Nestes dias a nossa rede de transporte será específica para o Carnaval. Então se hoje existe o intinerário dos dias úteis, neste período as linhas passarão por um itinerário diferente. Todas essas informações estão no site da Prefeitura, mas também conseguimos implementar essas mudanças de rotas no aplicativo do usuário do transporte coletivo, o SIU Mobile", anuncia. 

Além disso, outra forma dos usuários se orientarem para o Carnaval é o aplicativo Belo Horizonte Surpreendente, que traz informações sobre os blocos, dias de desfiles e, também, é possível acessar um link relativo às alterações no transporte coletivo. "O usuário que não quiser levar o smartphone para os blocos, poderá imprimir uma guia com todo o itinerário do ônibus que pretende usar", explica Deusuite. 

Parceria

A BHTrans também fez uma parceria com o Google, que incluirá em seus mapas todas as mudanças e fechamentos no trânsito da cidade. Se você acessar o Google Maps, ou o Waze, o aplicativo já indicará como chegar nas áreas que o trânsito estiver impedido. Da mesma forma, os aplicativos de transporte também avisarão onde a pessoa deverá embarcar, por conta das interdições. 

"Por fim, também implantamos pontos de táxi nos pontos com maior aglomeração de pessoas. Teremos a opção de desconto de 20%, que é opcional do motorista, durante a festa. Os carros com este desconto terão um adesivo avisando do desconto concedido", finaliza a diretora.

Leia mais:
Com quase mil homens nas ruas, Bombeiros ampliam em 169% o efetivo para o Carnaval
PM terá policiais com binóculos em varandas de casas para observar blocos do Carnaval
Combate à importunação sexual será ferrenha no Carnaval, segundo PM; polícias divulgam ações