A BHTrans regulamentou, neste sábado (24), o transporte de bicicletas dentro do transporte coletivo de Belo Horizonte. A condução das bikes poderá ser feita por usuários das linhas dos ônibus convencionais e de veículos do Move. As regras foram publicadas na edição do Diário Oficial do Município (DOM).

Desde maio que o ciclista da capital mineira já tinha autorização para transportar as bicicletas dentro do transporte coletivo. Mas o processo estava em fase experimental e de teste. Neste sábado, ficou definido que os usuários poderão levar bikes de aro 20 polegadas ou menor. Elas devem estar dobradas e colocadas preferencialmente na área destinada a cão-guia ou cadeira de rodas.

As estações do Move também poderão receber as bicicletas, ainda que não sejam dobráveis. Porém, o transporte deverá acontecer em horários específicos; de segunda a sexta-feira, após as 20h30, aos sábados após às 14 horas e aos domingos e feriados, durante todo o dia. Na madrugada, diariamente, o acesso está liberado de meia-noite às 5h.

A BHTrans recomenda que, ao transportar a bicicleta dentro das estações do Move (de integração e transferência), ainda que não sejam dobráveis, o usuário, preferencialmente, empurre a “magrela” para evitar transtornos.  

BHTrans permite transporte de bicicletas em coletivos da capital