Bichos também querem sombra e água fresca

Hoje em Dia - Belo Horizonte
22/09/2012 às 09:59.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:30
 (Toninho Almada)

(Toninho Almada)

Sombra e água fresca. É disso que os animais de estimação mais precisam nesta época de sol forte e tempo seco. Seguir essa orientação básica pode evitar problemas de saúde e garantir o conforto de seu pet.

Um dos problemas mais graves que acometem os bichos nos meses mais quentes é a desidratação. Segundo o professor do curso de Veterinária da PUC Minas, Alisson Lamounier, quando bebe pouca água e perde muito líquido, o animal pode ficar fraco, sem energia, e ter a pressão alterada. “A baixa ingestão de líquidos pode também causar problemas renais, uma vez que ele vai urinar pouco e ficar com o funcionamento dos rins prejudicado”, alerta o veterinário.

Hidratação

Para evitar esses males, é bom deixar bastante água fresca e limpa à disposição dos pets. Os gatos merecem atenção especial, pois não têm o hábito de beber muita água. “Mas limpe mais vezes a caixa de areia, pois ele vai urinar mais e precisa do material higienizado. Se isso não acontecer, ele vai acumular os líquidos no organismo e prejudicar os rins”, adverte.

Outra recomendação de Lamounier é deixar os animais em local fresco e evitar que tomem sol entre 10 e 16 horas. O cuidado deve ser redobrado com as raças de pelos brancos, mais predispostas a ter tumores de pele.

Ao contrário das pessoas, que tendem a tomar mais banhos no calor, não é preciso aumentar a frequência dessa higienização nos animais por causa da temperatura. Isso porque, segundo a professora da escola de Veterinária da UFMG, Adriane da Costa Val, as defesas do animal se reduzem e ele pode ficar exposto a doenças de pele.

Mesmo assim, a contadora Marlene Aparecida de Oliveira, de 49 anos, tem dado mais banhos na lhasa apso Shakira, de 6 anos. “Acho que ela se coça mais no calor”, disse. “Nesta época também é bom cuidar da higiene do ambiente onde o pet fica, não deixando brechas para a proliferação de moscas ou acumular lama e água de chuva”, conclui Lamounier.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por