Uma ação integrada da BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar vai orientar taxistas sobre a utilização das pistas e faixas exclusivas de ônibus. A blitz educativa, que faz parte das comemorações na Semana Nacional do Trânsito, começa nesta terça-feira (18) e vai até sexta-feira (21). 

Os pontos de abordagem serão nas avenidas Dom Pedro I, Antônio Carlos, Cristiano Machado e Presidente Carlos Luz.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), pista é a parte da via utilizada para a circulação de veículos, identificada por elementos separadores ou por diferença de nível em relação às calçadas, ilhas ou aos canteiros centrais.

Já a faixa é qualquer uma das áreas longitudinais em que a pista pode ser subdividida, sinalizada ou não por marcas viárias longitudinais, que tenham uma largura suficiente para permitir a circulação de veículos automotores.

Táxis nas pistas e faixas exclusivas de ônibus

Desde 2017, a circulação de táxis é liberada nas pistas do Move das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado desde 2017 e, recentemente, nas faixas exclusivas para ônibus das avenidas Presidente Carlos Luz, Antônio Abrahão Caram e Coronel Oscar Paschoal. As regras para os taxistas usarem as pistas e faixas exclusivas são:

Mas os motoristas devem obedecer algumas regras como circular apenas com passageiros, utilizar os acessos sinalizados para entrada e saída na pista, circular na faixa da direita, manter sempre os faróis acesos e eletrovisor acionado, não parar para embarque e desembarque e não utilizar películas ou telas escurecedoras, cortinas ou qualquer material que reduza a transparência dos vidros. 

Utilização das faixas exclusivas de ônibus 


Desde junho de 2017, aos finais de semana e feriados (aos sábados, a partir das 14h, e aos domingos e feriados, o dia todo), todos os tipos de veículos podem circular nas faixas exclusivas de transporte coletivo localizadas nas seguintes vias:

- Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre rua Valparaíso e avenida do Contorno, neste sentido;

- Avenida Nossa Senhora do Carmo, entre rua Outono e rua Valparaíso, neste sentido;
- Rua Padre Belchior, entre avenida Amazonas e rua Curitiba, neste sentido;

- Rua Padre Belchior, entre rua São Paulo e rua Curitiba, neste sentido;

- Avenida Augusto de Lima, entre rua Curitiba e avenida João Pinheiro, neste sentido;

- Avenida Augusto de Lima, entre avenida João Pinheiro e rua São Paulo, neste sentido;

- Avenida João Pinheiro, entre rua dos Guajajaras e rua Goiás, neste sentido;

- Avenida Professor Alfredo Balena, entre rua Padre Rolim e Praça Hugo Werneck, neste sentido;

- Avenida Professor Alfredo Balena, entre Praça Hugo Werneck e rua Pernambuco, neste sentido;

- Avenida Pedro II em toda sua extensão;

- Avenida Carlos Luz, em toda sua extensão;

- Avenida Cristiano Machado, entre o Anel Rodoviário e a avenida Vilarinho;

- Rua Goiás, entre avenida João Pinheiro e rua dos Guajajaras.

As faixas exclusivas da avenida Vilarinho e do viaduto Leste (saída do túnel da Cristiano Machado e acesso à avenida do Contorno, no Centro) não foram liberadas para a circulação de todos os veículos.