Bloco dos Valetes faz festa e clama por conscientização social pelas ruas da Floresta

Elemara Duarte - Hoje em Dia
Publicado em 23/01/2016 às 19:35.Atualizado em 16/11/2021 às 01:08.
 (Hoje em Dia)
(Hoje em Dia)

Movimento estudantil também dá folia. Prova disso é o Bloco dos Valetes que, neste sábado (23) saiu às ruas do bairro Floresta, Região Leste de BH, com foliões de vários estados brasileiros, que vieram a BH especialmente para o encontro. No tema deste ano eles levantam bandeiras contra a homofobia e o sexismo.

O bloco foi criado em 2007, em Salvador (BA), por participantes de um dos encontros do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), da União Nacional dos Estudantes (UNE). Desde então, o grupo já desfilou em várias estados: Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Vim por causa do bloco”, contou a pedagoga e ex-participante de movimento estudantil, Lilian Falco, 35 anos. Mineira de Barbacena, mas radicada em Brasília, ela se lembra bem dos primeiros desfiles dos Valetes pelo Brasil.

 

Hoje em Dia

SEM CENSURA - Aparecida Simão festejou o Carnaval ao lado de outros ex-estudantes. Crédito: Flávio Tavares/Hoje em Dia

 

No cortejo, integrantes de vários movimentos estudantis e de várias gerações. Neste sábado, estava entre os foliões Aparecida Simão, 54 anos, de Americana (SP). É a segunda vez que ela participa do desfile dos Valetes. “Fui integrante do movimento estudantil da PUC Campinas, entre os anos 1970. Naquela época, realizar um encontro de estudantes e com estes temas, teríamos censura”, lembra.

Já a professora de filosofia e sociologia Luisa Barbosa, do Rio de Janeiro, diz que o bloco tem festa, mas também tem “consciência social e se posiciona politicamente”. “Por onde passamos com os desfiles, defendemos a ocupação de espaços públicos”.

E de onde e por que foi escolhido este nome: Bloco dos Valetes? Quem responde é um dos coordenadores, o produtor cultural Tiago Alves. “Vem da ideia de galanteio e de reverência às meninas. Afinal, valete é o que acompanha a dama, nas cartas do baralho”, justifica.

Tiago é mineiro, mas vive no Rio, e também veio para BH especialmente para o pré-Carnaval.

 

 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por