O Carnaval de Belo Horizonte ainda não começou, pelo menos não oficialmente. Apesar disso, blocos já tomam as ruas da capital mineira nas noites desta quinta-feira (28) e sexta-feira (1º). Por isso, os motoristas devem ficar atentos às várias interdições promovidas pela BHTrans, sendo que algumas delas serão por 24h e durarão até o fim do evento, na quarta-feira (6). 

Conforme nota divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a partir desta quinta os agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal) já irão operar nos locais de desfiles dos blocos. "Para a segurança e mobilidade de todos, é importante respeitar a sinalização implantada e as orientações dos agentes de trânsito que vão monitorar os locais", alerta. 

Com tantas interdições, a BHTrans aposta na parceria com o Google e em aplicativos próprios na hora de orientar a população sobre quais as melhores formas de se deslocar. A empresa orienta a população a optar sempre pelo transporte público. Entre as formas de se orientar pelas ruas da capital durante o Carnaval, estão os aplicativos Siu Mobile e Belo Horizonte Surpreendente, que podem ser baixados em qualquer smartphone. 

A BHTrans também fez uma parceria com o Google, que incluirá em seus mapas todas as mudanças e fechamentos no trânsito da cidade. Se você acessar o Google Maps, ou o Waze, o aplicativo já indicará como chegar nas áreas que o trânsito estiver impedido. Da mesma forma, os aplicativos de transporte alternativo também avisarão onde a pessoa deverá embarcar, por conta das interdições. 

Fechamento 24h

Diante da grande programação de blocos na área central de BH, a BHTrans preparou um esquema com interdição de todas as áreas de desfiles além de criar os desvios de forma fixa, visando minimizar os impactos para quem precisa se locomover na cidade. "A recomendação é que os motoristas utilizem a avenida do Contorno, que estará liberada para o trânsito e transporte coletivo", diz a empresa de trânsito e transporte de BH.

As áreas de desfiles dos blocos (chamados de bolsões de interdições) terão as vias fecjhadas para o trânsito e o transporte coletivo a partir das 10h de sábado (2) e permanecerá fechado até às 4h quarta-feira (6). 

INTERDIÇÃO CENTRALVárias regiões do centro ficarão interditadas por 24h até a quarta-feira de Cinzas (6)

Os foliões podem conferir as informações sobre o trânsito da cidade pelo perfil da BHTrans no Twitter. 

De qualquer forma, o Hoje em Dia traz aqui um guia com os mapas dos roteiros dos blocos que já estão acontecendo.

Confira:

Quinta-feira – 28/02

REGIONAL CENTRO-SUL

Bloco é Pra Ontem - Com concentração marcada para as 18h, na rua Sergipe (entre Cristóvão Colombo e Santa Rita Durão), o cortejo está previsto para acontecer entre 19h e 23h30, com um trajeto que passará pela avenida Brasil até próximo ao cruzamento com a avenida Afonso Pena.

BLOCO É PRA ONTEM


​Bloco Roda de Timbau - A concentração está marcada para 18h na rua Itajubá (entre Contorno e rua Teixeira Magalhães) e a saída do cortejo deve ocorrer às 20h. O desfile será até as 23h e seguirá pela rua Itajubá até a avenida Francisco Salles, terminando na Sapucaí. 

roda de timbau


REGIONAL BARREIRO

Bloco do Assunção - Com um público previsto de cerca de 800 pessoas, a concentração deste bloco está marcada para 16h, com desfile entre 20h e 22h. Por conta dele, o trânsito sofrerá várias interdições, inclusive com mudança no itinerário das linhas 341 e 1145. ​​

 

REGIONAL LESTE

Bloco da Bicicletinha - Bloco formado por cerca de 3 mil ciclistas que saem pelas ruas da cidade pedalando, está com concentração marcada para 20h na praça da Liberdade. De lá, o grupo seguirá por uma rota que passa pelas ruas da Bahia, Antônio Albuquerque e Alagoas, também nas avenidas Getúlio Vargas, Bernardo Monteiro e Brasil, antes de irem em direção à região Leste, indo até o bairro Esplanada e finalizando no Floresta, no viaduto Francisco Salles. 

bloco da bicicletinha

REGIONAL NOROESTE 

Bloco Tô de Boa - A concentração começa às 18h na rua Silva Viana, 9, no bairro Alto Caiçaras. O bloco fará um trajeto em círculo de um quarteirão, terminando no ponto de concentração.

to de boa

 

REGIONAL PAMPULHA 

Bloco Arrastão do Hott - Com dois trios elétricos e um público estimado de 70 mil pessoas na noite desta quinta-feira, o bloco concentra às 17h na avenida Sebastião Brito de Melo, por onde seguirá por cerca de sete quarteirões. Por conta da atração, será necessária interdição de várias ruas e a mudança no trajeto das linhas de õnibus 5104, 5201, 9503, 5401 e 9501.

 

Sexta-feira, 01/03

REGIONAL NORTE

Bloco Tchanzinho Zona Norte - O maior bloco de sexta-feira, reunirá pelo menos 75 mil pessoas na região. A concentração tem início às 16h na avenida Sebastião de Britto, por onde bloco seguirá até próximo à avenida Cristiano Machado. Por conta dele, há interdição em várias ruas e dezenas de linhas de ônibus terão seus pontos alterados.

 

Bloco Vai dar PT, vai dar - Com uma expectativa de público de 10 mil pessoas, o bloco tem concentração marcada para 18h na rua Ronan Soares, no bairro Floramar. O desfile acontecerá entre 19h30 e 22h. Por conta dele, haverá desvios no trânsito e também para as linhas 708 e S66 de ônibus. 

REGIONAL CENTRO-SUL

Bloco Sexta Ninguém Sabe - Quinze mil pessoas são esperadas para este bloco, que tem concentração marcada para as 18h e desfile esperado para entre 19h e 23h. O bloco seguirá pela avenida Olegário Maciel. Haverá alteração no trânsito e nas linhas SC03B e 2101. 

 

Bloco WS Elétrico - A concentração está marcada para as 17h na rua Sapucaí, e o cortejo seguirá pela avenida Assis Chateubriant entre 19h e 22h30. Haverá alterações no trânsito e em linhas de ônibus. 

 

Bloco Fúnebre - Duas mil pessoas são esperadas para este bloco, que tem concentração às 21h, desfile com início às 23h30 e dispersão às 3h. Ele sairá da praça da Bandeira e vai seguir pela rua Professor Estevão Pinto até a praça Milton Campos, no encontro das avenidas Afonso Pena e do Contorno.

 

Bloco Rocknejo - Haverá uma área reservada onde o bloco se concentrará localizado na rua Tomé de Souza, na Savassi, entre a rua Pernambuco e a avenida Getúlio Vargas. A concentração é às 17h e o bloco sai entre 19h30 e 22h. 

bloco rocknejo

 

Bloco Baião de Rua - Com uma expectativa de público de 15 mil pessoas, ele se concentra às 21h na rua Marechal Deodoro, próximo à esquina com a Contorno. O desfile será às 22h e a dispersão às 3h. 

 

Lindo Bloco do Amor - Trinta mil pessoas são aguardadas para o bloco, que o homenageia o "belorizontino" Gonzaguinha. A concentração é às 17h, na esquina da rua Sapucaí com avenida Assis Chateubriant. O desfile ocorrerá entre 20h e 23h. Haverá desvio no trânsito. 

 

Bloco das Fanfarronas - Na praça da Assembleia, 2 mil pessoas são aguardadas entre 18h e meia-noite de sexta. 

FANFARRONAS

 

Brokão Barraqueiros - A concentração acontece às 15h, na avenida Álvares Cabral. Ele sairá entre 18h e 21h, descendo a avenida Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal, pegando em seguida a rua Tamóios e seguindo pela Andradas até a praça da Estação. 

brokão


REGIONAL NOROESTE

Bloco do Pijama - Com um público estimado de mil pessoas, o bloco dará a volta na praça Geraldo Torres, no Padre Eustáquio, mais conhecida como praça do Nino. A concetração será ás 17h, com saída às 18h e dispersão às 22h. 

BLOCO DO PIJAMA


Bloco Cintura Fina - O bloco fará o seu trajeto na rua Bonfim, no bairro de mesmo nome, terminando próximo à praça do Peixe, na Lagoinha. A concentração está marcada para as 20h e desfile entre 21h e 1h. Duas mil pessoas são aguardadas para a festa. 

CINTURA FINA

 

Bloco Sexta Retrô - O pequeno bloco, que espera a participação de cerca de 500 pessoas, tem concentração marcada para 20h30 na rua Jacareí, no Pindorama, por onde seguirá o trajeto. O desfile acontecerá entre 21h e 2h. 

SEXTA-RETRÔ


Bloco do Alfredin - Com concentração marcada para as 16h30, o bloco sairá da rua Castigliano, no Padre Eustáquio, às 19h30, seguindo pela rua Riachuelo, Francisco Bicalho, Itororó, Progresso, antes de retornar para a rua Riachuelo e terminar no ponto de concentração, na Castigliano. Cerca de 500 pessoas são esperadas. 

BLOCO ALFREDIN


Bloco Orisamba - Com concentração marcada para as 10h, na rua Francisco Soucasseaux, 39, no bairro Lagoinha, o bloco espera um público de 300 pessoas. O desfile será às 11h e a dispersão às 16h. 

bloco orisamba

 

REGIONAL NORDESTE

Bloco Fui Pobre Mas Nem Lembro - Dez mil pessoas são agauardadas para o bloco, criado por integrantes de uma academia de crossfit do bairro Silveira. A concentração é a partir das 17h na rua São Claret, 400, e o desfile entre 19h e 23h.