Militares do Corpo de Bombeiros trabalham pelo terceiro dia consecutivo no combate ao incêndio no Parque Serra do Rola-Moça. Um total de quatro viaturas foram para o local ainda na madrugada, por volta das 3 horas, desta terça-feira (22) com intuito de aproveitar a temperatura e a umidade favorável da madrugada para iniciar os trabalhos.
 
Uma equipe está voltada a atender um foco na região conhecida como Taboões e outra está concentrada nos rescaldos. A expectativa é que esses focos sejam combatidos até o meio-dia, quando o clima se torna desfavorável e novos focos podem ser iniciados.
 
Até o final da tarde de segunda-feira (21), quase 40% da extensão total havia sido destruída, cerca de 1.500 hectares. As chamas tiveram início no domingo. Um helicóptero e dois aviões de lançamento de água chegaram a ser utilizados. O parque é o terceiro maior do país localizado em área urbana.
 
Primavera com chuva
 
A previsão para a primavera, que começa nesta quarta (23), é de temperaturas altas e chuvas de alta intensidade em todo o Estado, sobretudo a partir do mês que vem. O motivo é a combinação d o fenômeno climático El Niño com a chegada de frentes frias.
 
“O alerta é para a ocorrência de tempestades com alto volume de água, em curto espaço de tempo, em função de temperaturas até 6°C mais altas do que o normal para essa época, e da presença de frentes frias no Sudeste, já a partir de sexta-feira”, explica o técnico de meteorologia Geraldo Paixão, da Cemig.