
O plantão operacional do 2º Batalhão de Bombeiros Militares (2ºBBM) de Contagem, na Grande BH, está diferente nesta segunda-feira (25): para celebrar o mês da mulher, todas as ocorrências do dia serão atendidas por guarnições femininas, fato inédito naquela corporação.
A ideia é motivada pela celebração do mês da mulher. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o objetivo é quebrar paradigmas, elevar a motivação das militares e demonstrar que o treinamento recebido as habilitam para atuar em qualquer situação.
Para a Tenente Ághata Iolanda da Silva, a oportunidade “constitui uma forma de nos valorizarmos. Valorizarmos nosso trabalho e, principalmente, contribuir para a quebra do preconceito tanto interno quanto externo. Recebemos o mesmo treinamento que os militares masculinos e somos capazes e competentes para desempenhar as mesmas atividades", afirmou.
Para que todas as ocorrências fossem atendidas apenas por mulheres, o Major Luiz Henrique, Comandante da unidade do CBMMG que contém o maior número de mulheres em todo o Estado, remanejou o efetivo dos Bombeiros.