Bombeiros levam até 40 minutos para chegar ao incêndio

Júlia de Andrade - Do Hoje em Dia
09/09/2012 às 20:35.
Atualizado em 22/11/2021 às 01:08
 (Maurício de Souza)

(Maurício de Souza)

Moradores de condomínios castigados pelo fogo no fim de semana, em Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte, reclamam da demora no deslocamento do Corpo de Bombeiros. Alguns decidiram combater as chamas por conta própria, uma vez que o fogo ameaçava algumas casas.

Dois condomínios tiveram a vegetação queimada, um deles o residencial Villa Alpina. Na manhã de domingo (9), foi a vez do Jardim Petrópolis.

Essa foi a terceira vez que o local foi incendiado apenas neste ano. “Os bombeiros chegam em 30 ou 40 minutos. Aqui, existem ninhos de araras e, com a demora, perdemos os animais”, afirma o empresário Gilson Miranda.

Um dos motivos da demora é o trânsito, conforme explica o tenente do 1º Batalhão dos Bombeiros Paulo Henrique Firme. “Saímos da avenida Afonso Pena para vir até aqui. No domingo, o fluxo de carros é menor. Por isso, chegamos mais rápido”. A distância do batalhão até a região é de dez quilômetros.

Na prática

Enquanto o problema não é solucionado, os condôminos se arriscam na tentativa de evitar um estrago maior. “Pedimos uma nova unidade ou treinamento de voluntários, mas nada foi feito. Estamos aprendendo na prática”, diz Miranda.

O Corpo de Bombeiros informou que, neste ano, 200 brigadistas foram treinados para atuar na região e que a criação de uma nova unidade depende de estudos.
“Todo ano a região é castigada pelo fogo”, lamenta a empresária Andréia Dantas.

Após três dias, fogo é controlado no Canastra

O incêndio que consumiu, durante três dias, 1.500 hectares do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, na região Centro-Oeste, foi controlado neste domingo.

Participaram do combate às chamas 37 brigadistas, com o auxílio de quatro aviões – dois do Instituto Chico Mendes e dois do governo de Minas. Ontem, os bombeiros trabalhavam no rescaldo da área atingida.

Ainda no domingo, um incêndio voltou a atingir a região do Parque Estadual do Rola-Moça, na região metropolitana. A área afetada, conhecida como serra Três Irmãos, fica entre Brumadinho e Sarzedo. O incêndio começou no sábado (8) e, até a tarde, 140 hectares foram queimados. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por