O Corpo de Bombeiros atendeu 71 chamados para incêndios em vegetação entre meia-noite e 18h  desta sexta-feira (11) somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo a corporação, o tempo seco associado à ação do vento e ação do homem contribuem para grande parte das queimadas e incêndios florestais que castigam várias cidades do estado.

Incêndios Vegetação RMBH

Em Pedro Leopoldo, um incêndio em Bambuzal, no bairro Santo Antônio da Barra provocou muita fumaça e o fogo chegou bem próximo das casas. Ainda na cidade, os militares também foram acionados para uma ocorrência na Reserva Sol Nascente, onde 10 mil metros quadrados de mata foram destruídos. Ninguém se feriu, nem houve risco para imóveis mais próximos.

Na Cidade de Mário Campos o fogo consome a vegetação há quatro dias. As chamas também chegaram perto de várias residências. Os trabalhos foram suspensos na noite dessa quinta-feira (10) e retomados na manhã desta sexta-feira (11). Os militares combateram diversos focos com aproximadamente 8 Km de linhas de incêndio. Um drone é utilizado para o monitoramento.

Incêndios Vegetação RMBH

Campo do Meio também registra vários dias de combate a um incêndio em vegetação. As queimadas estão concentradas na Serra da extinta usina Ariadnópolis. No local a mata é bastante densa e fechada, o que dificulta a atuação dos bombeiros.  

Em Poços de Caldas, o fogo teria começado ao lado de uma barraco e se propagado para a vegetação. Os brigadistas usaram abafadores e as chamas consumiram cerca de dois mil metros quadrados de área. Ninguém se feriu.

Cuidados 

O Corpo de Bombeiros pede a colaboração da população para não atear fogo para limpar terrenos e trilhas e evite jogar pontas de cigarro na margens das estradas. Latas de metal e cacos de garrafa podem se aquecer e dar origem a queimadas.
 Fogueiras devem ser feitas apenas em locais limpos e sem vegetação e apagadas após o uso.

Além disso queimas controladas devem ser feitas com a orientação do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Em caso de emergência, ligue 193.

Incêndios Vegetação RMBH