Pelo menos 20 militares em seis viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionados para combater as chamas  que consomem o Parque Municipal Ursulina de Andrade Mello, conhecido como “parquinho da mata”, no bairro Castelo, região da Pampulha, nesta segunda-feira (5). A previsão é de que aproximadamente 3 hectares (30.000 m²) já foram atingidos, o que equivale a três campos de futebol. O local possui aproximadamente 312.000 m².

Confira o vídeo:

Durante a ação para conter o fogo, os bombeiros contaram com a ajuda de cerca de 25 civis, entre brigadistas do parque, Força Tarefa Previncêndio (FTP) e voluntários. Até o meio da tarde, pelo menos 20 mil litros de água foram utilizados.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as equipes atuam em várias frentes, em que guarnições menores eliminam pequenos focos situados em pontos diferentes do parque, e uma equipe maior cerca o fogo na área central do lugar.

Os militares adentram gradativamente no terreno e combatem o fogo com o uso de abafadores e bombas costais. Como a mata é fechada, e o fogo atinge a copa das árvores, isso tem dificultado o acesso ao interior do parque. 

A população local vem apoiando os envolvidos na operação, oferecendo água e lanches para os bombeiros. 

Por conta do incêndio, a BHTrans desviou, de forma preventiva, o trânsito de algumas ruas nos arredores do local.