O Corpo de Bombeiros de Minas terá um batalhão especializado para  emergências ambientais e desastres naturais. A unidade será inaugurada na manhã desta terça-feira (25) e terá a base de comando e administrativa no Parque do Rola Moça, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
 
O Batalhão de Emergências Ambientais e Desastres (Bemad) vai reunir bombeiros treinados para atender especificamente situações mais complexas em casos de desmoronamentos, deslizamentos e soterramentos, ocorrências com produtos químicos e incêndios florestais no Estado. 
 
O Bemad será uma unidade permanente e o número do efetivo, segundo a assessoria de imprensa dos bombeiros, será flutuante, uma vez que os militares já treinados poderão ser multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. 
 
Apesar do comando estar fixo na Serra do Rola Moça, as equipes especializadas estarão distribuídas em outros locais e serão acionadas, de acordo com a necessidade. Todos os militares que compõem as equipes do Batalhão passaram por um treinamento baseado em normas internacionais. Futuramente, a ideia é que sejam criados semelhantes em cidades do interior.
 
O grupo de deslizamentos, por exemplo, já atuou em ocorrências de destaque em Minas Gerais e em outros estados, como a queda de um prédio no bairro Caiçara, na região Noroeste de BH, o soterramento da rodoviária de Ouro Preto, ambos em 2012, ou o acidente na Serra de Teresópolis, no Rio de Janeiro.
 
Em 2013, o Corpo de Bombeiros atendeu 473 ocorrências de desabamentos e desmoronamentos, além de 200 registros de soterramentos/deslizamentos.