Brasil já monitora 132 casos suspeitos de coronavírus, mas número pode chegar a 300

Agência Saúde
27/02/2020 às 18:14.
Atualizado em 27/10/2021 às 02:46
 (Divulgação/Josué Damacena (IO)

(Divulgação/Josué Damacena (IO)

Subiu para 132 o número de casos suspeitos de coronavírus monitorados pelo Ministério da Saúde no Brasil. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até esta quinta-feira (27) e demonstram o aumento da sensibilidade da vigilância da rede pública de saúde devido à inclusão de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus.

O número de pessoas suspeitas de ter o vírus no país, no entanto, pode chegar a 300, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo. “Esse número de 132 não é definitivo. É muito maior que 132. Estamos com 213 notificações que ainda não foram analisadas. Elas podem ser todas consideradas suspeitas ou apenas uma parte, mas dá para a gente avaliar que, na verdade, temos perto de 300 casos suspeitos”, disse Gabbardo.

Até o momento, 60 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o registro de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Todas as notificações de casos suspeitos no país são recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Leia mais:
Com cinco casos suspeitos de coronavírus, Minas pode decretar estado de calamidade pública
Infectologista explica a diferença entre gripes comuns e o novo coronavírus; veja vídeo
Caso suspeito de coronavírus é descartado em Montes Claros; porém, outro segue investigado
Medo do coronavírus muda até celebrações na Quaresma; Arquidiocese pede a fiéis que evitem contato

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por