Pique-pega, perna-de-pau, pular corda e elástico. Em plena era digital fica difícil imaginar que brincadeiras tão tradicionais na década de 1990 possam entusiasmar crianças nos dias de hoje. Mas, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, essas e outras atividades têm arrancado gargalhadas e despertado a curiosidade de meninos e meninas. 

A programação, que começou na manhã deste sábado (12) e segue até as 19h, também conta com apresentações artísticas e exposições. Neste domingo (13) a diversão ainda está garantida. A estimativa é que 6 mil pessoas passem pelos espaços neste fim de semana. 

Philippe Braga, de 32 anos, levou o filho, de 1, e entrou na brincadeira

O administrador Philippe Braga, de 32 anos, com o filho, de 1

"O objetivo é resgatar brincadeiras que crianças não têm acesso mais. É incentivar o movimento do corpo e da mente, e esquecer dos aparelhos digitais", destaca o coordenador de produção das atividades do CCBB, Ualace Miliorini.

O administrador Philippe Braga, de 32 anos, trouxe o filho, de 1 ano, e acabou entrando na brincadeira. "Muito legal! Isso está proporcionando uma interação familiar enorme. Além de mostrar para as crianças atividades que não conhecem, é um resgate muito natural para os pais", frisa.

Em visita às filhas, a aposentada de Juazeiro do Norte (CE), Francinete Gomes, de 60 anos, comemora a alegria dos netos. "Acho lindo tudo que anima as crianças. Os meus netos estão todos empolgados".

Francinete Gomes, 60, levou os netos para o evento
 Francinete Gomes tirou o dia para curtir com os netos

Além do centro cultural, outros espaços da capital também estão oferecendo atividades gratuitas em comemoração ao Dia das Crianças. O Shopping Cidade, por exemplo, oferece sessões gratuitas de filmes no cinema e, mais tarde, às 18h, haverá a apresentação "Pequeno Príncipe", da Orquestra Ouro Preto, no Aglomerado da Serra, região Centro-Sul da capital.

O Hoje em Dia também preparou uma programação gratuita completa para o fim de semana, que pode ser conferida clicando aqui. 

Leia mais:

CCBB oferece atividade para crianças em feriado
Fim de semana de feriado em BH será de céu claro e sem chuva