De um lado, a boa e velha bola de futebol, o papagaio de papel e as brincadeiras de esconde-esconde. Do outro, os tentadores e viciantes videogames, jogos virtuais e aplicativos. Na temporada de férias escolares, o que não falta é opção de lazer, mas o conselho de especialistas é claro: o ideal é que o tempo de folga dos pequenos seja aproveitado bem longe do sofá.

Socialização, contato com a natureza e aumento da criatividade são alguns das benefícios do entretenimento ao ar livre, enumera o médico Christian Müller, do Departamento de Comportamento e Desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

As vantagens não param por aí. “Atividades de pular ou correr estimulam o desenvolvimento cognitivo e motor da criança”, diz. De quebra, a exposição ao sol em horários adequados (antes das 10h e após 16h) ativa a vitamina D no organismo, fundamental para a saúde dos ossos.


Sem monotonia

A recomendação de evitar o excesso de tecnologia é seguida à risca pela funcionária pública Daniela Hott. Para ela, não há nenhum problema em ver a filha de 7 anos com os pés e roupas sujos de terra no parque Aggeo Pio Sobrinho, no Buritis. E ao que tudo indica, os 15 dias de descanso da pequena Ana Clara Lacerda serão assim.

“Quero levá-la a parques, praças e museus. Posso me dedicar a essas programações porque meu trabalho é de meio horário”. A TV até pode fazer parte da rotina, desde que os minutos sejam contados, afirma.

Opinião semelhante à de Karine Pires. Desde que as aulas do filho José Guilherme Pires foram interrompidas, ela tem procurado por atividades em espaços públicos. “Quero que ele tenha uma infância livre. Coloque o pé no chão, fique descabelado e sinta o vento no rosto. Infelizmente, as crianças ficam muito presas dentro de casa por causa da violência”.

Só nesta semana, Guilherme, de 6 anos, já visitou o Mineirão, o Zoológico e a Praça do Papa, junto com os primos Lucas e Pedro. O último passeio terminou com os meninos empinando pipa.


Tecnologia

Soltar papagaio também faz parte da rotina de férias dos primos Jonas e João Augusto Pegnolate, ambos de 12 anos. Mas eles não precisam correr nem contar com a sorte de uma ventania para ter sucesso na brincadeira. A atividade é feita no celular, por meio do aplicativo Pipa Combate.

“Brincar na rua também é legal, mas não podemos fazer tudo que queremos na cidade grande. Então, a gente se vira com os joguinhos”, justifica João Augusto, que mora em Poços de Caldas, mas veio passar as férias em BH.

Vez ou outra, os garotos são obrigados a dar uma pausa. Seguindo a orientação da avó Piedade Pegnolate, que não gosta de ver os meninos vidrados em tecnologia, partem para uma atividade na área externa do prédio onde ela mora.


Programação especial em seis parques de Belo Horizonte

Uma boa notícia para quem procura opções de passeios em BH: Deste sábado (18) a 31 de julho, uma programação diferenciada destinada às crianças será realizada em seis parques – Américo Renné Giannetti (Municipal), Mangabeiras, Nossa Senhora da Piedade, Primeiro de Maio, Fazenda Lagoa do Nado e no Burle Marx (Parque das Águas).

Os locais foram escolhidos criteriosamente. A intenção, segundo a presidente da Fundação de Parques, Karine Paiva, é fazer uma distribuição regionalizada, de forma que todos encontrem atividades de entretenimento sem precisar ir muito longe.

Oficinas, práticas esportes, pinturas e espetáculos teatrais são algumas das programações agendadas. Todas as atividades são gratuitas e têm o tema educação ambiental como pano de fundo.


Resgate

Afastar o tédio das crianças que passam férias em casa não é o único objetivo da ação. Segundo Karine Paiva, a Fundação de Parques tem se esforçado para que as famílias voltem a ocupar os espaços públicos.

“As pessoas perderam esse hábito. Hoje, ficam dentro de casa ou preferem os shoppings, o que é uma pena porque perdem o vínculo com a cidade”, afirma Karine.

 

Programação Completa

Parque das Mangabeiras
Avenida José Patrocínio Pontes, 580 e Rua Caraça, 900 - bairro Mangabeiras

18 a 28 de julho
Das 8h às 18h: Exposição itinerante “Vem pro Parque”. Fotos de paisagens, da fauna, da flora e dos recursos hídricos dos parques de BH

19 de julho
Das 7h às 11h: AVISTAVIS - observação de aves, aberta a toda comunidade, orientada pelos membros da ONG Ecoavis

21 a 24 de julho, 28 a 31 de julho
Das 8h às 16h: Atividades de recreação - brincadeiras, práticas esportivas e jogos

22 de julho
9h30:Espetáculo Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis, do Grupo de teatro O Trem

26 de julho
Das 8h às 12h e 13h às 17h: Oficinas de educação ambiental do projeto "Águia não é Galinha"
9h30 e 11h: Apresentação do Daniel do Rap (SLU)
10h e 15h: Espetáculo teatral “Bolim-Bolacha”, do grupo Teatro&Cia Condelon

 

Parque Nossa Senhora da Piedade
Rua Rubens de Souza Pimentel, 750 – Bairro Aarão Reis

18 de julho
Das 15h às 17h: Atividades BrincAarão com diversas atividades (brinquedos infláveis, dicas de saúde, oficinas) oferecidas pelo grupo da Igreja Batista em Aarão Reis

18, 19, 25 e 26 de julho
Das 8h às 17h: Atividades de recreação e educação ambiental com os monitores do parque

20 a 24 de julho e 27 a 31 de julho
Das 8h às 16h: Atividades de recreação - brincadeiras, práticas esportivas e jogos

  

Parque Primeiro de Maio
Rua Joana DArc, 190 – Bairro Primeiro de Maio

18, 19, 25 e 26 de julho
Das 8h às 17h: Atividades de recreação e educação ambiental com os monitores do parque

 

Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado
Rua Desembargador Lincoln Prates, 240 – Bairro Itapoã
 
18 de julho
Das 10h às 12h: Esquetes teatrais da Copasa sobre o uso consciente da água

19 de julho
10h: Oficina para crianças e Espetáculo Aprendiz de Bonequeiro – Grupo Cia. Origens Teatro de Bonecos / 10h – Oficina, 11h – Espetáculo

21 a 24 de julho e 28 a 31 de julho
Das 8h às 16h: Atividades de recreação - brincadeiras, práticas esportivas e jogos

25 de julho
Das 8h às 12h e das 13h às 17h: Oficinas de educação ambiental do Projeto Águia não é Galinha

26 de julho
Das 10h às 15h: Atividades do Greenpeace-BH – pintura de camisas, pintura facial, campanha do Desmatamento Zero e da Energia Solar, demonstração do fogão solar

 

Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas)
Avenida Ximango, 809 – Bairro Flávio Marques Lisboa

20 a 24 de julho e 27 a 31 de julho
Das 8h às 16h: Atividades de recreação: brincadeiras, práticas esportivas e jogos

25 de julho
10h: Espetáculo teatral “Bolim-Bolacha”, do grupo Teatro&Cia Condelon
15h: Apresentação do Tabuleiro da Saúde, com o Grupo Mobiliza-SUS

 

Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro
 
18 de julho
13h às 17h: Oficinas de educação ambiental do Projeto Águia não é Galinha
13h às 17h: Recreação com a equipe do Globe Trotter Intercâmbio e Viagens

19 de julho
13h às 17h: Oficinas de educação ambiental do Projeto Águia não é Galinha

25 de julho
15h: Espetáculo teatral “Bolim-Bolacha”, do grupo Teatro&Cia Condelon

26 de julho
Das 10h às 17h: Circo Ambiental nos Parques – ações de educação ambiental com atividades artísticas, oficinas práticas e palestras da ONG SBDA em parceria com a Defensoria pública da união e da ArcelorMittal Brasil