Cadastro de indenização para as vítimas da tragédia em Mariana termina no dia 31 de dezembro

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
20/12/2017 às 20:40.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:22
 (Divulgação/Fundação Renova)

(Divulgação/Fundação Renova)

No próximo dia 31, termina a terceira e última campanha do Cadastro Integrado, realizado pela Fundação Renova, para levantar informações sobre perdas de bens materiais e prejuízos em atividades econômicas causados pela ruptura da barragem de Fundão, em Mariana, região Central do Estado. 

A estimativa é chegar a aproximadamente 8 mil novas solicitações, somando ao total de todo processo cerca de 30 mil cadastros.

Para se inscrever, o solicitante deve acionar os canais de relacionamento da Renova pelo telefone 0800 031 2303 ou nos Centros de Informação e Atendimento localizados ao longo da área de abrangência da Renova.

Devem passar pelo cadastro pessoas que tiveram danos diretos em bens materiais ou em atividades econômicas; perda, por morte ou por desaparecimento, de familiares com graus de parentesco diversos ou de pessoas com as quais coabitavam e/ou mantinham relação de dependência econômica; perda de fontes de renda, de trabalho ou de subsistência das quais há dependência econômica, em virtude da ruptura do vínculo com áreas atingidas; perda comprovada de áreas de exercício da atividade pesqueira e dos recursos e extrativos, inviabilizando a atividade  produtiva; perda da capacidade produtiva ou da viabilidade de uso de bem imóvel ou de parte dele, entre outros.

As etapas do processo de cadastramento incluem a análise de quem deve participar do programa de cadastro (checklist); indexação de propriedades georreferenciadas (processo de visita às propriedades para marcar um ponto de GPS (latitude e Longitude) das referidas localidades; mobilização; entrevistas; liberação do formulário preenchido; entrega do formulário para validação das famílias e encaminhamento de cada caso aos programas de reparação.

A Renova vai entrar novamente em contato com quem solicitou o cadastro para atendimento da demanda. Caso o solicitante não receba a confirmação, poderá acionar as centrais de comunicação. O atendimento de quem solicitou o cadastramento entre os dias 1º de abril e 31 de dezembro deste ano, tem previsão de término em 30 de junho de 2018.

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