Começa nesta segunda-feira (12) o cadastramento escolar para ensino fundamental nas redes Municipal de Belo Horizonte e Estadual para alunos que cursarão a rede pública em 2018. As inscrições serão feitas somente pela internet da Prefeitura de Belo Horizonte pelo site www.pbh.gov.br.

Esta é a primeira vez que a prefeitura utiliza a web para realizar o cadastramento escolar. Segundo a administração municipal, a nova ferramenta vai proporcionar mais transparência e agilidade ao processo, em que o aluno será direcionado a uma escola por meio de georreferenciamento. Se os pais ou responsáveis não tiverem acesso à internet, poderão utilizar os computadores de uma das nove Gerências Regionais de Educação ou das escolas que permaneçam abertas nos fins de semana.

O resultado vai ser divulgado no site da Prefeitura a partir de 1º de dezembro. As matrículas deverão ser feitas de 11 a 15 de dezembro deste ano nas respectivas escolas.

Quem deve ser cadastrado para o Ensino Fundamental

Crianças com seis anos de idade já completados ou que irão completar seis anos de idade até o dia 30 de junho de 2018.

Crianças matriculadas em creches parceiras da Prefeitura.

Estudantes vindos de outros municípios.

Estudantes transferidos de escolas particulares.

Candidatos à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para os menores de 18 anos, a inscrição deve ser feita pela mãe, pelo pai ou por um responsável maior de 18 anos.

Crianças da educação infantil que já estiverem matriculadas em escolas municipais e em Umeis da Prefeitura de Belo Horizonte não precisam fazer o cadastramento, pois serão inscritas automaticamente.

Documentos

Cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;

CPF do responsável;

Cópia e original da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade do aluno;

Comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios; retorno aos estudos; ou cursos da EJA.