O cadastramento escolar para 2020 nos ensinos infantil e fundamental da rede municipal de Belo Horizonte termina na próxima sexta-feira (5). As inscrições devem ser feitas no site da prefeitura (www.pbh.gov.br) pelo pai, mãe ou responsável. 

Para o ensino fundamental, a criança precisa completar 6 anos de idade até 31 de março do ano que vem. Entretanto, alunos da rede estadual ou da particular que deseje migrar para a municipal pode fazer o cadastro, mesmo que tenha outra idade.

Já a criança matriculada na educação infantil em escolas que tenham o fundamental e sejam mantidas pela prefeitura não é preciso fazer o cadastro, pois a vaga está garantida. Por sua vez, aquelas matriculadas nas escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) e nas creches parceiras, o cadastramento é obrigatório.

O resultado do cadastramento escolar para o fundamental será divulgado em 30 de setembro. As matrículas serão de 7 a 11 de outubro nas secretarias escolares.

Educação infantil

De acordo com a PBH, "o cadastramento escolar para educação infantil é aberto para crianças de 0 a 5 anos. Para o próximo ano, todas as crianças cadastradas na faixa de 3 a 5 anos terão vaga assegurada. Além da pré-escola, também podem ser inscritas as crianças com idades entre 0 e 2 anos, que serão atendidas de acordo com a disponibilidade de vagas. Neste ano, as mães grávidas poderão fazer o cadastramento com seu próprio nome e, no campo referente à data de nascimento, utilizar o dia de preenchimento do formulário".

O resultado do cadastramento para a educação infantil também será divulgado no site da prefeitura, mas em 30 de agosto. De 2 a 6 de setembro, ocorrerá sorteio das vagas restantes. A matrícula será de 2 a 13 de setembro.