Calor e baixa umidade do ar devem acompanhar belo-horizontino durante a semana

Hoje em Dia
13/10/2015 às 08:18.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:02
 (Marcelo Prates/Hoje em Dia)

(Marcelo Prates/Hoje em Dia)

O calor e a baixa umidade do ar deve continuar acompanhando o belo-horizontino nos próximos dias. A previsão é de que os termômetros marquem 34ºC nesta semana na capital mineira. A umidade relativa do ar deve chegar a 20%, índice considerado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Segundo o meteorologista Claudemir Félix, do Centro de Climatologia Tempo Clima/PUC Minas, uma massa de ar seco que atua na região Sudeste afasta a possibilidade de chuva na cidade.

Nesta terça-feira (13), a mínima registrada em BH foi de 17ºC durante a madrugada, com máxima prevista de 33ºC ao longo do dia. No decorrer da semana, a tendência é de variação nos termômetros de 17ºC a 34ºC. A umidade relativa do ar também deve continuar baixa.

Em Minas, os termômetros podem chegar a 39ºC na região Norte do Estado. A mínima, em contrapartida, deve ser de 14ºC no Sul. Ainda conforme o especialista, há possibilidade de chuva isolada e de curta duração para esta terça-feira no Triângulo e Sul de Minas. Nas demais regiões não deve chover nos próximos dias.

Cuidados

Para minimizar os efeitos do tempo seco é importante dormir em ambientes bem arejados e umedecidos, com toalhas molhadas ou umidificador de ar. Recomenda-se, ainda, evitar banhos quentes, que ressecam a pele, e o uso de ar-condicionado, porque ele retira umidade do ambiente. Deve-se fazer uso constante de hidratantes, de manteiga de cacau para aliviar o ressecamento dos lábios, e lavar os olhos e narinas com soro fisiológico.

A Defesa Civil aconselha também evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h, além de não praticar exercícios físicos entre as 11h e as 15h. Deve-se, ainda, fugir de ambientes muito movimentados, que concentram maior quantidade de poluentes. Além disso, é recomendado a ingestão de muito líquido, principalmente água, água de coco e sucos naturais durante o dia.
 
O tempo seco também aumenta o risco de incêndios em matas. Com isso, a orientação é para não se fazer  fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e em hipótese nenhuma, jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por