Durante uma vistoria do Corpo de Bombeiros em uma árvore com risco de queda, na tarde desta quinta-feira (9), parte do muro do Palácio da Liberdade, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi derrubado. O acidente ocorreu na avenida Cristóvão Colombo.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma viatura Autobomba Plataforma Escada da corporação, utilizada em ocorrências envolvendo árvores de grande porte, bateu no muro durante uma manobra. O portão de também ficou danificado. O acidente ocorreu quando o veículo saía do Palácio da Liberdade.
 
O local está sendo periciado pela Polícia Civil e passará por uma avaliação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). A Diretoria de Manutenção do Palácio se responsabilizou pela reconstrução da parte do muro que foi danificada.
 
Conforme a Secretaria de Estado Governo (Segov), a Superintendência de Administração e Gestão de Palácios informou que uma palmeira imperial localizada nos jardins do Palácio, deverá ser cortada. Com 21 metros de altura, a palmeira foi condenada pela Prefeitura de Belo Horizonte, a partir de laudos emitidos pela Cemig, Universidade Federal de Viçosa e Instituto Estadual de Florestas. O Corpo de Bombeiros fez uma simulação do corte, que será realizado no dia 14 de abril.
 
 
Acidente derruba parte de muro e portão do Palácio da Liberdade
Foto: Marcelo Prates / Hoje em Dia
Atualizada às 16h03