A BHTrans realizou nesta quarta-feira (23) a campanha de "Respeito às Vagas de Estacionamento para Pessoa com Deficiência e Idosos". A ação ocorreu na rua dos Carijós, entre as ruas São Paulo e Curitiba, na região central de Belo Horizonte.

A campanha integra a Semana Nacional de Trânsito 2015, para incentivar o comportamento responsável de ciclistas, pedestres, motoristas e motociclistas no trânsito.

Durante a manhã, monitores da BHTrans Educa fizeram uma blitz educativa e distribuíram folhetos com orientações para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de respeitar essas vagas.

Vagas reservadas

O estatuto da pessoa com deficiência e o estatuto do idoso são a garantia legal para que as cidades implantem e ampliem o número de vagas reservadas.

Em BH, um dos objetivos da BHTrans é criar vagas onde realmente é preciso. Para isso, a população pode solicitar novos locais e sugerir mudanças por meio da Central de Atendimento Telefônico da Prefeitura, pelo 156, ou no site www.bhtrans.pbh.gov.br.

Credenciais

Para estacionar nas vagas reservadas, os veículos precisam ter a Credencial de Estacionamento Especial em seu interior, sempre em local visível. Os modelos das credenciais que permitem a utilização das vagas reservadas foram uniformizados pelo Contran e são válidas em todo país.

Para solicitar a Credencial para Pessoas com Deficiência, basta acessar o esse link.
http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Temas/Automovel/estacionamento-especial-2013/estacionamento-especial-pessoas-com-deficiencia
e para a Credencial de Estacionamento Especial para Idosos, o link
http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Temas/Automovel/estacionamento-especial-2013/estacionamento-especial-vagas-idosos