Campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos ocorre neste sábado em BH

Hoje em Dia
17/09/2015 às 19:07.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:47
 (Cristiano Couto/Arquivo Hoje em Dia)

(Cristiano Couto/Arquivo Hoje em Dia)

No próximo sábado (19), cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva. Em Belo Horizonte, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), serão disponibilizados mais de 500 pontos de vacinação.

A expectativa é vacinar 230 mil animais com idade superior a três meses. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina. Cerca de 2.500 profissionais de saúde vão participar da campanha de vacinação antirrábica.

Recomendação

Para a vacinação, a secretaria recomenda levar os cães presos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.

A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que atinge mamíferos, tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida, principalmente, pela mordida e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. O objetivo da campanha é manter o controle da raiva no município, que desde 1989 não registra casos em cães e gatos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por